desenho de Lu Guidorzi
basta um clique! 

berro - a parte inútil da vaca
Publicação esporádica destinada a perder-se como berro de vaca que, todavia muge, apesar da inutilidade declarada de seu berro.

 

HARD

9/7/2004

"Anúncio da Wang Laboratories, Inc. publicado na página 131, do Scientific American de setembro de 1974."

Quando me entender com a poderosa máquina, será possível reproduzir o original a guisa de ilustração para esta página...

Pelo que sei, escrevo numa máquina poderosa que zumbe do lado de cá do fim do mundo, mas números imponentes a indicar seus poderes não me impressionam - muitos "kilosdisso", "megasaquilos", quilos de gigas e sei lá que mais, sempre mais - como não me impressionam a cavalaria embutida no motor de um carro ou as medidas perfeitas de uma miss vencedora.

Acontece que, hoje, tropecei num anúncio de computador, em revista de setembro de 1974 - quase30 anos! - e lembrei dos tais números...

Todos sabemos da regra de que a velocidade dos processadores dobra a cada dois anos, mas esse dado o reclame omite. Na época, não devia ser relevante. O fabricante do Wang, contudo, oferece seu "novo sistema 2200" por menos de 22 mil reais (US$7,200). Dólares de 30 anos atrás, que valiam mais.

O preço inclui CPU com "16K bytes de instruções em linguagem BASIC embutidas no hardware... mais 4K de memória operacional."

Conta que você também receberá um grande display CRT de 16 linhas (de 64 caracteres cada) e, ainda, um drive de fita magnética e um teclado, que você escolhe entre alfa ou BASIC.

Hoje, o número de linhas da tela é mais de 60 vezes maior e o display, colorido, não se mede por caracteres, mas por pixels! Impossível a comparação.

A memória cresceu centenas de milhares de vezes e, mais importante, ficou barata! O bug do milênio! Lembra? Foi porque memória era mais valioso que diamante. Nos grandes computadores, os mainframes, havia apenas dois dígitos para indicar o ano. O bug veio daí, da economia de memória. De dois dígitos!

O anúncio do Wang informa, ainda, que o campo de memória é totalmente expansível, em incrementos de 4K por (US$1,500 por 4K) até 32K. Quer dizer, uma dessas memórias de 512MB, comuns hoje em dia, custaria 196 608 000 dólares, mais ou menos o preço do novo avião presidencial...

 

|home| |índice das crônicas| |mail|

2453196.536 tem carta...

crônica anterior