vista do Sol no inverno vista do sol no verão

 

vista do Sol no inverno

Você pode se imaginar na posição do sol e "sentir" como a luz chega muito oblíqüa, para quem está na região sudeste ou sul do Brasil, por exemplo.
vista do Sol no verão

Já no vértice oposto, ápice do verão por aqui, a Terra teria este aspecto, vista do Sol e sem nuvens... Seria às 1h58min, do dia 22 de dezembro.

 

Estas duas imagens falam por si. Ela foram obtidas no Earth View, um sítio onde se pode escolher a imagem da Terra que se queira: vista do Sol, da Lua, de qualquer um dos satélites artificiais escolhidos numa imensa lista ou de qualquer ponto do espaço, que você pode situar, inclusive. bem acima de sua cabeça (para isso, vá com as coordenadas geográficas!)

Você pode, ainda, obter uma cópia do programa que gera tais imagens, do qual já se falou neste sítio, é o Home Planet, (for Windows - Release 3.0 - February 1997) by. John Walker. O endereço, para obter uma cópia, é: http://www.fourmilab.ch/ e o autor avisa: This software is in the public domain. Enjoy it and give copies to your friends!

 

No entanto, as imagens geradas pelo programa não são tão belas como as que se obtém no sítio (confira aí.) Mas o programa faz outras coisas: anima as imagens - mostra anos ou séculos em alguns minutos, ou como você quiser - traz um completíssimo atlas celeste e, para completar, toca o som de um cuco, nas horas cheias e meias horas (pode ser desativado). O autor se explica: "sou um suiço..."
a mesma imagem?

 

Muitas vezes tentei rabiscar um esboço dessa explicação. Agora, com as imagens do Home Planet, (e, sobretudo com a animação!) estou certo de que os porquês de solstícios e equinócios parecerão mais simples que as regras do impedimento em futebol, para uns, ou os mistérios daquilo que só se pode intuir, para outras...

 

|página inicial| |explicação| |carteiro|