align=

Ite, missa est

01/02/16

Procuro assunto para nosso encontro e, um após outro, descarto temas sugeridos pelo acaso. Um cartazete na entrada da lanchonete, emoldurado ao lado da lista de preços diz, no alto, em retângulo vermelho de cantos arredondados "proibido", em letras brancas; abaixo, um desenho das silhuetas superpostas de um gato e um cachorro, ambos sentados, a do gato branca sobre a silhueta negra do cão. Mais em baixo, o que ali se proibia: "a entrada de animais ". Foi quando apareceu um pombo analfabeto que, não só entrou onde era não poderia como se pôs a ciscar entre os bancos, sob o balcão, de onde caem migalhas dos repastos locais.

O assunto acaba aí e não basta. Depois, veio o "ite, missa est", repetido dia após dia pelos párocos mundo afora como fecho da missa católica, à antiga, sem se importarem com o significado de missa naquela frase. Parece ter existido um erro de tradução naquele latim e, é óbvio, há farto material sobre o tema. A mesma onda trouxe e levou o suposto assunto.

No início da noite, Sírius e Órion coroam a abóbada, mas ninguém aguenta mais ouvir falar dessas estrelas. Mais tarde, é a vez de Júpiter, imponente (nesta época Júpiter está mais perto da Terra) e ainda mais tarde, da Lua, em quadratura hoje com o Sol, no início do quarto minguante.

De repente descubro ser rebu Ûber no espelho, lido de trás para frente. E sorrio de tal coincidência com o grande reboliço provocado por aquele serviço de transporte, à margem de convenções e taxações, reboliço a se espalhar por todo o mundo. Pois vem da palavra reboliço, por sinal, rebu, regionalismo brasileiro dito de uso informal.

Sem mais assunto para a colcha de retalhos deste primeiro encontro do mês segundo deste ano, omito a missa e imito o padre de um tempo distante no passado e digo ao leitor, à leitora: ite, missa est.

Mon, 1 Feb 2016 10:48:37 -0200

e ao leitor, o que você diz?

      sem assinatura

O "digo ao leitor, à leitora: ite, missa est"!


Mon, 1 Feb 2016 10:50:43 -0200

Na minha (nossa) adolescência, dizia-se que a Coca Cola teria proposto ao Vaticano que ao final da missa o padre dissesse: Ite, missa esta. Coca Cola is the best... Pano rápido.


Grande abraço


Ebert

Boa, nunca tinha ouvido.


Mon, 1 Feb 2016 10:52:12 -0200

GENIAL, adorei.
Posso divagar? vai ser rápido!
Eu tava no mercadinho do bairro uma vez e apareceu um pombo andando pelo corredor. Mostrei pra um funcionário. Falei que era caso pra vivgilância sanitária, mas tudo na base da brincadeira. Só que eu nnao achei graça no pombo e ainda comentei "nem quero imaginar o que tem no estoque". Ele e outros riram e mostraram pra uma das donas, e um perguntou :" olha aí, dona Fulana, é seu?" E ela se apavorou aaaai, que é isso?
Os rapazes rindo. Eu resolvi empurrar o carrinho na direção do pombo e o toquei pra fora. Devia estar doente, não voou.
Fiquei curiosa com a tradução da frase mas não tive paciência de abrir e ler os links.
e genial a revelação que o espelho lhe fez, Alice de Lewis Carrol
Mima

Ótima história.


Tue, 2 Feb 2016 19:23:12 -0200

... e pra mim, o melhor foi o seu... Rebû Ûber....

Posso usar?

      sem assinatura

Claro!
É uma honra, como se fosse todo seu.
Obrigado por corrigir minha grafia: Ûber!
Sou ruim nessas coisas...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457420.00726.1361