No Nestscape a única página que você pode escolher, sem problemas, é a inicial, aquela que abre com o programa, a "startpage". Para indicar ao browser sua preferida é muito simples: menu Options - General Preferences (nem penso em arriscar uma tradução, de tanto ver o que se faz por aí não me surpeenderia ao encontrar, em algum programa, algo como "preferidas do general". )
No próximo quadro, na guia Appearance, basta colocar
o nome da página escolhida:
Claro, é sempre melhor fazer isso com os recursos de copy&paste para evitar erros de digitação. O Netscape não dá as opções copiar e colar no menu de contexto, aquele que aparece quando se usa o botão direito do mouse (se você está num Macintoch, - antes de mais nada, parabéns! - aproveite para dar boas risadas dos tortuosos caminhos das janelas...), por isso, o jeito é selecionar e usar o velho Ctrl C e Ctrl V. Por outro lado, o Netscape torna fácil ter a página dos Bookmarks como página inicial, uma possibilidade interessante.
Acontece que neste browser os Bookmarks (Favoritos, para o outro) são uma página HTML e você pode escolhê-la para começar. Basta localizar a página e indicar o local naquela mesma janela. Em geral, ela está na pasta indicada na imagem acima. Você pode conferir ou fazer um teste. Se estiver lá, o programa vai aparecer mais ou menos assim:
A página, como se vê, é o bookmark pessoal, que a pessoa edita cada vez que acrescenta uma nova página ou organiza as existentes. A partir dela é possível escolher onde ir com um clique! Para voltar para ela, basta outro clique em Home, no menu do browser! Por falar nisso, ao contrário do outro, o logotipo animado do Netscape não está vinculado a nenhum dos botões.... | |
Ele leva sempre ao site da própria Netscape, cheio de informações úteis mas, também um craque nas vendas... | |
|
Sinto-me um Caminha, um Pero Vaz Caminha, perdido entre esses navegadores!...
O já nem tão novo Netscape 4, como não poderia deixar de ser, incorporou algumas "exclusividades" do outro, para que o deixassem de ser... Nele, também é possível aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, por exemplo. (Isso parece ser muito importante, já que o tamanho efetivo de visualização depende de vários fatores: o tamanho da tela do monitor, a resolução escolhida ou possível, etc.) Também é possível escolher como página inicial aquela que o browser estiver mostrando. Basta um clique no botão Use Current Page. Tudo como no outro... você chega lá por um outro caminho, também: Edit-Preferences...
Outra vantagem, se comparado ao modelo anterior, é o botão
Browse... Com ele fica fácil marcar a página
dos Bookmarks, por exemplo. Os nomes dos diretórios (pastas)
criados na instalação são ligeiramente diferentes,
como se pode ver.