Moisés e o leão

31/07/15

Tinha um nome, não sei se, também, um sobrenome. Parece certo que o ter ajudou a tornar sua morte uma comoção mundial. Maldiz-se o dentista-arqueiro, matador de grandes animais, e se pranteia o velho leão, símbolo de um pais do continente pobre. Cecil, seu nome, certamente facilitou a empatia universal. Quiçá a fama de "rei dos animais" também ajudou - um regicídio tem mais impacto que outros assassinatos.

Todos os dias milhares de pessoas são mortas mundo afora, de diferentes formas, por muitas "razões" ou fatalidades. Matar o semelhante faz parte do cotidiano humano, apesar do quinto mandamento de Moisés continuar, há dois milênios, intransitivo. Dia após dia se assassinam animais de toda espécie, em quantidades não contadas, para saciar a boca enorme da parte rica da humanidade.

Ricos e pobres, levados por seu lado mais animal (mais próximo das origens darwinistas) enaltecem a guerra e guerreiam ou trucidam irmãos - desde Caim! - sem sequer teorizar. Por toda parte avidez, ganância e a fúria de sobressair e enaltecer o próprio ego mata multidões, de golpe ou a conta-gotas, por fome, acidentes nas engrenagens da sociedade, pela imposição da lei do mais forte. Todavia, a comoção contagiante, amplificada pelas possibilidades da internet, destacou Cecil, o leão, personagem já famosa antes, entre os turistas de seu país, o Zimbábue.

O dentista-arqueiro buscou glorificar-se como indivíduo sem perceber, talvez, ser ele, como todos, herdeiro e fruto dos milênios da humanidade decorridos até nós.

autor: Braguinha

A mim, o nome Cecil sempre lembrará outro, humano e autor, entre muitos, de Os Dez Mandamentos, filme da adolescência com quase quatro horas de duração e intervalo no meio da seção, no qual Moisés abria o mar de par em par ante a platéia boquiaberta, na pré-história dos efeitos especiais.

Fri, 31 Jul 2015 11:43:23 -0700 (PDT)

mais por fora q umbigo de vedete
lembra dessa?
nem sabia desse leao, mas tbm nao preciso ficar sabendo nao
bjs

      sem assinatura

Sim, é do tempo de Os Dez Mandamentos, ou depois, creio.

http://www.reuters.com/article/2015/07/30/us-zimbabwe-wildlife-lion-agency-idUSKCN0Q424G20150730


Sun, 2 Aug 2015 12:10:02 -0300

acho que não tem vírgula entre dentista-arqueiro e buscou.
Eu fiquei puta com a história de matarem este e outros leões e outros bichos, embora eu coma carne, e não me parece que, por se matarem humanos diariamente, justifique-se matar um animal só por prazer e, o que é pior, feri-lo e deixá-lo agonizado quase 2 dias. Mas, enfim, estive justamente neste parque do Zimbabwe onde o leão morava e é de lá a foto do leão que eu vi no safari e está na parede da sala. Não era o Cecil.

      sem assinatura

Obrigado pela correção.
Não quis justificar nada, apenas esboçar uma cena da sociedade que fizemos. Não sabia dos detalhes que você conta e nem de ser este o parque que você visitou. É fácil se revoltar contra o dentista-arqueiro, mas ele é resultado da sociedade que fizemos.
A fotografia é sua, você fotografou?

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457234.62500.1306