desenho de MIMA no fim cada mania acha seu louco

Paralelos?

21/09/15

Fechou e dobrou o jornal e o jogou com desdém no cesto enquanto comentava com ninguém, falando sozinho: esses europeus fizeram por onde, por séculos colonizaram tudo que puderam alcançar, construíram fortuna e opulência, com saques e roubos de civilizações milenares e trabalho escravo e, agora se apavoram quando seus antigos colonos batem às portas em busca de uma melhor partilha do butim! Dizendo isto, pegou a toalha e a cadeira de praia rumo à sombra e água-de-coco de cada dia.

Os pobres buscam naturalmente as delícias dos lugares dos ricos. Qualquer um deixaria atrás condições insalubres, penúria, feiúra e e miséria para ir rumo a conforto, abundância e beleza. A prosperidade atrai o miserável por mecanismos semelhantes a atração exercida por indícios de alimento a um animal esfomeado ou a água, real ou sonhada, em meio ao deserto.

Os êxodos tão em evidência na Europa nesses dias têm algo em comum com as migrações sazonais dos subúrbios e bairros mais afastados do Rio de Janeiro na direção dos núcleos de moradia mais ricos e privilegiados embora, aqui, as mini-migrações quase sempre culminem com atos de vandalismo, pequenos roubos e furtos e muita arruaça.

Como os cidadãos de determinado país europeu se assusta com a chegada dos pobres (mesmo os fugitivos de guerra, se ricos, usam outros meios de locomoção), os moradores da zona sul carioca se alarmam com a invasão de pobres, alguns do quais com explícito propósito de roubar em verdadeiros pandemônios.

Outro dia a polícia se adiantou, interceptou um ônibus, prendeu nele um bando (diz-se, salvo um, todos negros) e a grita foi contra a ação policial. Uma juíza mandou soltar e proibiu prender por delito pressuposto. Hoje, o noticiário radiofônico carioca se pautava, quase exclusivamente, nos "arrastões" do fim de semana em praias e bairros outrora tranquilos.

Mon, 21 Sep 2015 11:52:21 -0700 (PDT)

gente, q loucura
concordo 100% com o paralelo

se o cara tiver armado no onibus, pode prender?

      sem assinatura

O secretário de segurança falou, hoje, que voltará a inspecionar os ônibus, mas a solução não é impedir, proibir, prender etc. - nem aqui nem na Europa.

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2457287.10983.1321