Ponto vernal

20/03/18

Deparei-me com o adjetivo vernal pela primeira vez quando, em uma quadra turbulenta da vida, aceitei a sugestão de um amigo e marquei consulta com uma Astróloga, em uma mansão do Jardim Europa. Ao entrar, vi imponente escadaria em mármore por onde, após pequena espera, desceu uma jovem versada na influência dos astros no curso dos acontecimentos da vida das pessoas e seu destino.

Seguimos por amplos espaços até uma vasta biblioteca com paredes totalmente revestidas por estantes de madeira com livros aparentando estarem ali há muitos anos. Sentamos a uma das duas mesas redondas, de bom diâmetro, existentes no salão e, diante dos mapas previamente traçados — fornecera os dados por telefone, ao marcar a consulta —, ela começou a dizer quem eu seria e quais fatalidades de aspectos astrais determinariam fortunas ou infortúnios etc.

Aceitar a sugestão e estar ali a ouvir sobre as consequências da conjunção Lua-Júpiter quando nasci, referenciada a um céu com cerca de dois mil anos, demonstra o tamanho de minha fragilidade então. Ao final, impressionado, lhe perguntei como poderia aprender Astrologia. Por sorte, ela disse, vou dar uma aula em seguida, para uma turma recém-inaugurada. Aceitei assistir aquela lição como convidado.

Seguimos, então, para uma dependência perto da piscina onde, em cadeiras escolares, alguns alunos já esperavam a jovem. Ficou-me claro: não suportaria o ritmo arrastado de suas lições de Astrologia.

No dia seguinte, em uma livraria, escolhi sete livros sobre a matéria, inclusive um alfarrábio maçom, em papel-bíblia, com as posições de todos astros, em todos os dias do século vinte. Neles conheci o adjetivo vernal.

Hoje a Terra cruza o ponto vernal em sua órbita e assinala, assim, o equinócio de primavera para o hemisfério norte e o de outono para o hemisfério sul.

 

do Houaiss:
vernal Datação: 1624

• adjetivo de dois gêneros
1 relativo a ou próprio da primavera
1.1 que surge na primavera (diz-se de fruto, flor, broto etc.)

• ponto vernal
Rubrica: Astronomia.
       m.q. equinócio da primavera

volta



O site Stellafane calcula o equinócio de hoje para 16h15 UTC.

 

Tue, 20 Mar 2018 09:49:07 -0300

Meu amigo,

Aqui está você me lembrando que este insuportável verão de muito calor e grandes chuvas, embora os meteorologistas afirmem que foi o verão mais secos dos últimos sei lá o que, chega ao fim.
Viva o outono, minha estação preferida. Gostaria que o ano fosse de 4 outonos!!!

      sem assinatura

Amiga querida,

Vivemos uma ditadura das estatísticas. Os computadores cospem com facilidade montanhas de dados e aos jornalistas parece mais fácil divulgá-los do que compreender a realidade. Correm às tabelas em vez de abrir as janelas para saber se chove ou brilha o sol.

Agora, viva a sabedoria da alternância de estações!


Tue, 20 Mar 2018 11:19:03 -0300

Oi, Clôde

Acho que mesmo as cabeças mais céticas podem um dia recorrer a esses esoterismos.

Fiz mapa astral pra mim e pra meus filhos com uma amiga muito querida - e muito inteligente -
que foi professora do Daniel. Nunca me identifiquei muito no meu mapa, mas o de Denis é muito incrível: é um ariano típico - impulsivo, arrisca-se o tempo todo, esbraveja por motivos pequenos... e é o mais doce dos meus filhos (não lembro se isso estava no mapa).

Mas a experiência mais estranha foi uma consulta a uma jogadora de búzios quando morei na Bahia. Fui com uma amiga (que era solteira e homossexual), e fui a primeira a sentar na frente da mãe de santo (ou o que fosse). Quando minha amiga, por sua vez se sentou na frente dela, ela disse: alguém aqui deixou um rastro... está grávida...

E eu estava mesmo. Mas nem por isso deixei de ser cética...

Bjs

Ana

Que bonita história!

As mulheres grávidas ficam mais exuberantes, mais bonitas, mais luminosas, em minha opinião. Sempre pensei assim...

Continuamos, ambos, céticos.


Tue, 20 Mar 2018 11:41:09 -0300

... e as profecias da astróloga, cumpriram-se ?

G.

Ela era esperta e sabia insinuar sem afirmar, deixar suposições em entrelinhas inexistentes, não lembro de nenhuma profecia categórica.


Tue, 20 Mar 2018 13:31:57 -0300

invernal sendo oposto do equinócio de primavera?


BITU SERSON

Boa, Bitu!

Todavia, o oposto de vernal seria outonal (ou autunal, ou outoniço, segundo o dicionário!)

Muito bem observada, no entanto, a semelhança das palavras.


Fri, 23 Mar 2018 19:12:30 -0700 (PDT)

lindo, lindo!!!

      sem assinatura

Merci.

|home| |índice das crônicas| |mail| |efeméride anterior| |efemérides|  |anterior|

2458198.01250.1700