no Shopping da Granja

Primeiro prêmio

15/02/17

Pouco antes do último Natal, uma fotografia serviu de motivo para as lucubrações costumeiras deste espaço: "Por um dedinho" fixava-me em um detalhe insignificante da imagem e passava ao largo de todos os demais significados do fotografia, humanos, jornalísticos e muitos outros.

Ontem, a embaixada russa na Turquia criticou a premiação do World Press Photo, ao atribuir àquela imagem seu prêmio maior. Estava em jogo a morte do embaixador russo retratada na fotografia premiada.

Não volto ao assunto com ponderações políticas, morais ou éticas sobre a reportagem visual, a premiação da imagem de um brutal assassinato e, muito menos, considerações religiosas ou filosóficas.

Foi tão só a coincidência fortuita a ligar a importante premiação e o prévio destaque dado aqui apenas a um dedo em riste (do assassino a bradar por Alá, dizem as reportagens) em uma fotografia jornalística.

Aqui, não se fez qualquer menção a algum mérito especial ou qualidades particulares daquela imagem fotográfica. Não houve elogio ao enquadramento nem a composição, com o matador de pé e dedo em riste e o cadáver do embaixador russo caído a seus pés, visto pelos pés. Tampouco aqui se sublinhou o conteúdo jornalístico retratado por Burhan Ozbilici, autor da obra premiada. Nada.

Concentrou-se nosso texto no dedo a me parecer exageradamente longo. Agora, tomo conhecimento do prêmio atribuído a tal fotografia pela renomada World Press Photo e volta-me a imagem, imutável como toda fotografia, com o mesmo e descabido artelho a se destacar mais ameaçador que a própria arma na outra mão.

Não sei por que anoto essas coisas aqui... talvez apenas por vício de velhas ligações com o mundo da Fotografia, talvez saudade da efêmera Escola de Fotografia e seus quase mil alunos e tanta coisa mais que ali se constelou... muitos amigos...

 

Wed, 15 Feb 2017 10:38:22 -0200

Oi, Clôde
Acho que não li (ou não me lembrava) dessa crônica do dedinho
É mesmo um dedão!!!
Bjs
Ana

Oi, Ana,

Era época de compras natalinas...
Perfeitamente compreensível não ler.


Wed, 15 Feb 2017 12:21:00 -0800 (PST)

Tbm tenho muuitas Saudades da enfoco
Bjs

      sem assinatura

Oba! Você de volta!
Seja bem-vinda!
A enfoco catalisou um monte de coisas boas...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457799.99060.1535

imagem original imagem original