'Meu primeiro desenho' by  Anucha [1991]

Retorno

27-08-13

Terça-feira fria. Restam 25 dias para o próximo equinócio - chegada da primavera por aqui e tempo de queda das folhas, por lá. Uma brecha entre as nuvens propicia um momento de sol - a alma se regozija. A alma, esse imponderável pedaço de nós!

Foram 190 dias de sumiço, mais de meio ano e, agora, sem mais nem menos, esse falatório inopinado... Nesse ínterim, muitos podem ter gostado da ausência de uma pretensa crônica, ainda que esporádica. Outros podem não mais querer recebê-las, qualquer que seja o motivo e, quem sabe, alguns mudaram seus endereços eletrônicos.

Sirva, então, este intempestivo rompante de loquacidade para confirmar a lista dos que, antes, quiseram receber os textos deste cronistaprendiz. Interpretarei a ausência de resposta como anuência para continuar a enviar as croniquins. Quem preferir ser excluído do rol, por favor, peça por e-mail.

O breve momento de sol acabou. O vento sacode as folhas e sugere um frio intenso além da vidraça. Um pássaro pia, solitário, uma nota única repetida a intervalos. Os outros devem estar encolhidos em seus ninhos, envoltos em protetoras plumas e penas. Longe alguns cães latem, mas não impedem o monótono tique-taque do reloginho comprado num camelô, por dois reais.... A sombra da China se insinua em toda parte. O computador se anuncia projetado na Califórnia, mas foram, também, os chineses que o fabricaram... Estranho mundo cada vez menor.

Com ele, o novo computador, presente de filho para pai, volta a possibilidade deste contato. Outro buraco entre as nuvens e um brevíssimo vislumbre do sol sobre a mesa de trabalho, escrivaninha, deveria dizer, pelo que nela estou agora a fazer. Escrivaninha de novo forrada com um tecido antigo estampado de morangos, o mesmo que usei em 1997 e retratei neste desenho, nos primórdios do sítio do clode:

On 27/08/2013 16:52

ÊÊÊÊÊÊÊBAAAAAAAAA!!!!
beijo
Aida

Cá estamos, às voltas com a falta de configuração de um computador novo...


On 27/08/2013 17:16

Êêêêêêêê...
amei o desenho

      sem assinatura

Está no sítio há 16 anos...

    (lindo mesmo é esse teclado!)


On 27/08/2013 17:42

Êba!!!bj

      sem assinatura

linda,

bj


On 27/08/2013 17:46

bem vindo de volta!
que alegria!
e esse desenho maravilhoso, vc fez assim de repente? e coisa do comp tbm? desenho digital?
adorei!!!

      sem assinatura

Sim, no início eu me aventurava a desenhar com o mouse...


On 27/08/2013 18:23

Pois eu já me candidato a link permanente de tudo que vc digita (estrenha palavra)

- inclusive porque você escreve lindamente.

Muito bem vindo de volta, meu Irmão
bjos, nesse fim de tarde bem frio. e vem mais frio ai,anunciam os líderes das previsões.

      sem assinatura

:-)


On 27/08/2013 20:48

eba! eba!!
bjo


Mariana Hermeto

Oi, Mari,

Eu é que me alegro de tê-la de novo!

bj


On 28/08/2013 12:28

Caro Clode

Como é bom receber novamente suas crônicas. Já estava ficando triste só em pensar que não mais isso acontecesse. E esta veio ilustrada!!

Seja muito bem vindo, caro cronista. Estarei sempre inscrita em sua lista de (fãs)leitor@s.


Bjs da Vera

Cuidarei para que seu nome não desapareça da lista :-).

bjs

On 28/08/2013 13:05

Jamais me tire do rol, querido Clode!
Adoro ler seus pensamentos!

Beijim
Ale

E quem disse que penso? As coisas saem sem pensar...

Cuidarei para que você não me escape de lista. :-)

bjs


On 29/08/2013 10:13

Noooosssa!!! Me lembro que recebi este desenho por email (ou carta?) em Florianópolis, logo que mudei pra lá, primórdios da internet na minha vida, e me lembro do pano de morangos!!!!!!!!!!!
Bem-vindo de volta, irmão!!!
Boas crônicas pra você! :)
em tempo: quem não responde automaticamente continua recebendo, certo? E quem responde também, nee? re e re re re re re

O desenho é de 1997 ou 1998.
Certo. Só se excluem os que o pedem.
Ainda vou perder muito tempo para consertar os estragos que a minha idiotice produziu. A lista de prenomes, por exemplo, estava com 11011 nomes no computador que quebrei e tive que reconstruí-la (estou tendo, em verdade) a partir de uma cópia com dez mil e poucos nome...


On 31/08/2013 11:57

Oi!

Já que aí está frio - e sei que vc não costuma adorar esta estação - mando um cheiro de uma terra quente. Estou em Xapuri, no Acre, estado que visito pela terceira vez, sempre a trabalho, e onde me sinto quase em casa...Gozado, tão longe mas familiar.

Xapuri é quente mas pro povo daqui faz frio nestes dias....de manhã tá fresquinho, dá pra por um casaco leve, de dia "apenas" uns 36º....Primeira vez em Xapuri, estou adorando! A maioria das pessoas anda de bicicleta, o fim da tarde foi assim, cheio de gente colorida voltando pra casa, as casinhas mais coloridas ainda, muitas de madeira - arquitetura típica da Amazônia - outras sobradinhos dos anos 30, começo do ciclo da borracha.

Estou deitada no quarto agradável de uma pousada cheia de jardim. O dono é um italiano, veio pra cá de passagem e se apaixonou por uma xapuriense....A sala de refeições é um varandão onde a floresta e a Itália se misturam.

Amo viajar. Lembro às vezes que você dizia não fazer muita questão (era isso?).

Grande beijo,
Tati

Sim, nunca gostei de viajar, talvez por não ir para lugares como Xapuri, mas deleitou-me a sua descrição. Descobri com mais precisão que não gosto mesmo é da viagem - do caminho, da demora, das malas etc. Os lugares, em si, quase sempre me encantam. Como devaneio imagino o teletransporte, via internet. Aproveite a oportunidade que seu trabalho lhe traz.

beijo grande, também

On 31/08/2013 2:10 PM

Estranho mundo cada vez menor...
Beijão, Clode! Que ótimo este retorno. Senti falta. Suas crônicas me alimentam.
Rô.

Neste ínterim, a Lu me falou de você, mas não lembro a propósito de quê.

bj

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2456532.30644.1180