Crônica do dia
1800 toques ou cerca de 300 palavras apenas

Roda pião

31/08/15

Termina agosto. Como julho, em seu trigésimo primeiro dia. Os dois meses se seguem assim compridos pois a Terra percorre este trecho da órbita um pouquinho mais devagar. Apesar de mais lenta, ainda segue rápida demais para nossas referências. Percorre quase trinta quilômetros a cada segundo. Ou seja, no tempo de leitura até aqui percorreria cerca de 600 quilômetros. Em um minuto, são 1800 km e por hora, 108 mil quilômetros. Caso continuemos a calcular teremos: em um dia, 24 vezes mais ou, mais de dois milhões e meio de quilômetros (2 592 000) e, em 365 dias, 946 728 000 quilômetros, o comprimento aproximado percorrido em cada volta da Terra ao redor de nossa estrela.

Na verdade, os números estão todos arredondados para simplificar. Em vez de 946 milhões de quilômetros a órbita da Terra mede pouco mais de 942 e os 30 km/s são, na verdade, 29 vírgula uns quebrados. De todo modo, ninguém percebe estar sendo arrastado a mais de cem mil km/h. Ventos de 60 km/h já fazem o estrago que bem sabemos e é 1800 vezes mais rápido, mas não tem vento! O ar fica conosco, toda atmosfera, cápsula protetora, é arrastada também à mesma velocidade. Nem o vento do éter existia, como provou Michelson há mais de um século.

Ademais desse giro vertiginoso em torno do Sol, giramos, como pião bem lançado pela mão hábil de algum garoto travesso da imensidão. Também é rápido este giro, mas bem mais fácil de perceber. A janela aqui se abre para o leste (ligeiramente voltada para sudeste) e a cada manhã, ao abri-la, me passa pela cabeça "estamos nos virando para lá, logo o sol surgirá" e, pouco depois, o astro de fato sobe mais alto e resplandece acima dos prédios que obstruem o horizonte. Sobre o equador a velocidade do giro é de 1670 k/h aproximadamente. Nos polos é zero. Que se calcule para cada paralelo.

Mon, 31 Aug 2015 18:46:37 -0300

Como vc é sábio!!!!!

      sem assinatura

Como assim? Gosto de astronomia, sou filho de seu avô.
E mais, ele era professor de Matemática...
Não te espanta estarmos nos deslocando a mais de cem mil quilômetros por hora?


Mon, 31 Aug 2015 18:46:18 -0700 (PDT)

quer dizer q nao eh o sol q se move durante o dia?

qdo eu era bem pequena fiquei muito assustado qdo vi um aviao baixo o suficiente pra enxergar acima dele
e nao tinha uma corda prendendo ele no ceu
achava q era tipo bondinho do pao de acucar (to fazendo o paralelo agora)
bjs

      sem assinatura

Que história incrível a do avião-bondinho!
Só mesmo morando no Rio, todavia.
Durante muitos séculos a Igreja Católica jurou que o sol se movia...


Thu, 03 Sep 2015 11:34:26 -0300

OI,Clode,como vai?
Adoro estes calculos e taxas sobre a humanidade,assustadoramente crescentes.E coonfortavel qdo a ciencia exata nos explica a angustia de encarar multidoes ,cada vez que saimos de casa.
E como um medico que descobre a doenca que nenhum outro diagnosticou.Mas qual e o remedio?
Abracos
Cecilia

Oi, Cecilia,

Então, não saberia responder, apontar o remédio.
Talvez o acaso ou a natureza se incumbam de uma catástrofe para reduzir drasticamente uma população em crescimento explosivo. Lembra, os ratos de laboratório viraram canibais... Infelizmente, parece que caminhamos para lá, mas poderia ser outro desastre. Não sei.


Mon, 7 Sep 2015 23:25:50 -0300

um pensamento do escultor italiano medardo rosso:se a luz do sol aumentassa um pouco nao viriamos mais nada so luz branca intensa...

      sem assinatura

Obrigado.
Curioso vir de um escultor e não de um pintor.
Todavia, seria preciso sobreviver ao calor para poder ver o branco...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457266.15186.1316