Publicação esporádica à guisa de crônica.

Tim-tim ou tintim?

22/12/17

Por aqui, o verão começou sob muitas nuvens e névoas, com um mormaço quase imperceptível em meio à azáfama característica desta época do ano. Contradizendo a previsão, não choveu até a hora do início da estação. A água só viria mais tarde.

No momento do solstício, 16 horas e 28 minutos pelo horário universal, a Estação Espacial Internacional sobrevoava o oceano (quase sempre ela sobrevoa oceanos, a maior parte da superfície do Planeta) sobrevoava o oceano ao sul da África do Sul e seguiu célere para mais uma de suas cerca de 5840 voltas em um ano.

Logo depois de escurecer, vieram os primeiros pingos e, gradativamente, a chuva apertou, caiu com gosto por alguns minutos e lentamente diminuiu até apenas um chuvisco fino a se estender noite afora. Só faltou o sol forte, inclemente, na inauguração da estação.

À parte estas anotações climáticas, assinalou-me o dia do solstício mais uma descoberta por causa do título atribuído aos votos daquela efeméride: "Tim-tim". Ao mexer e remexer nos arquivos do sítio do clode descobri outra saudação com o mesmo título, porém com outra grafia: "Tintim". Corri aos dicionários - são muitos online! - e mais uma vez ficou patente não se entenderem os linguistas.

O Aurélio, o Priberam e o Aulete, todos na internet, registram tintim com o mesmo significado atribuído pelo Houaiss e o Michaelis à interjeição tim-tim. O VOLP registra apenas esta última forma e sua opinião tem o peso de uma Academia...

do Aurélio

do Priberam

do Aulete

Do mesmo jeito, vemos a opinião da Justiça, aquela senhora vetusta, vendada e supostamente imparcial, com sua balança infalível, vemos sua opinião oscilar ao sabor do juiz de plantão. Juiz tão humano quanto qualquer "Imortal". Ficarão, pois, no sítio do clode todos os tintins de outrora, como fica o tim-tim de ontem e inúmeros outros usados anteriormente.


Fri, 22 Dec 2017 08:06:49 -0200 (BRST)

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS


ABL RESPONDE


Pergunta : O VOLP, o Houaiss e o Michaelis registram apenas "tim-tim". O Aulete, o Priberam e o Aurélio, por outro lado registram apenas "tintim"! Como explicar?

Resposta : Bom dia! Siga o VOLP. O Priberam e o Caldas Aulete são excelentes dicionários, mas de Portugal. Há algumas diferenças ainda entre o português brasileiro e o português europeu.



Academia Brasileira de Letras - Todos os direitos reservados

Fri, 22 Dec 2017 11:57:24 -0200

Oi!

Sempre achei que tim-tim é usado para tim-tim por tim- por tim-tim (= detalhadamente, aos poucos?)
E tin-tin para o brinde - que em sueco, (e talvez em toda a Escandinávia?) é SKOLL!! - pronunciado em voz forte e com o S chiado...

Então, tin-tin (com vinho, champanhe ou, na falta destes, água...) pata saudar um Ano Novo melhor do que
este, e depois (numa crônica?) conte como foi, tim-tim por tim-tim...

Boas festas pra você e seu povo !

Bjs

Ana

Oi, Ana,

Nunca me deparei com tin-tin. Segundo a ABL, na resposta a minha consulta em seu site, tim-tim é usado no Brasil e tintim em Portugal. Levaram anos para "unificar" a Língua para depois afirmar: "Há algumas diferenças ainda entre o português brasileiro e o português europeu."

Obrigado. Boas festas! Bom ano!


Sat, 23 Dec 2017 00:06:11 +0000

Um brinde para voce e que o verão nos tragas boas notícias.
Beijo
Mane

Merci.
Assinalo apenas ser esta a crônica do dia seguinte ao solstício.
Os votos costumeiros estão aqui.
(Espero não ter esquecido de você!)


Sat, 30 Dec 2017 13:53:40 -0200

                                                                             FELIZ ANO NOVO !!

                                                                            SAÚDE E ALEGRIAS !

                                                                               TIM-TIM ! Bjs Brte

Obrigado.
Saúde, saúde, saúde!!!
(a alegria será consequência)

Tim-tim!

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458109.58806.1659