Já houve um slogan aqui, foi banido.

29 de agosto

29/08/16

Uma fina fatia de lua bóia sobre os prédios e assinala onde, em breve, o sol nascerá. O céu ostenta, pouco antes da alvorada, suas constelações mais conspícuas rumo ao zênite e, assim, chega o vigésimo nono dia de agosto nestas paragens à beira do Atlântico. Em outro 29 deste mês, na décima primeira crônica, o aprendiz anotou: "Substituímos Órion por Tom e Jerry. Sírius, a estrela mais brilhante, por Marilyns, Garbos e mil outras mais. As nebulosas indecisas pelos noticiários da tevê."

Hoje, tiraria o "mais" depois de "mil outras" e talvez eliminasse os plurais de Marilyn e Garbo. Sumiria, também, com o artigo a definir imprecisas e vagas nebulosas e aquele dos noticiários de tevê. Em verdade gosto mesmo da primeira frase: "substituímos Órion por Tom e Jerry". O trecho ficaria: "Substituímos Órion por Tom e Jerry. Sírius, a estrela mais brilhante, por Marilyn, Garbo e mil outras. Nebulosas indecisas por noticiários de tevê."

O espanto manifesto na crônica quase inaugural permanece em um mundo a ver todos os dias inovações tecnológicas, a se habituar já com automóveis desprovidos de motoristas, entregas feitas por robôs voadores, batizados drones e a promíscua documentação visual de tudo o tempo todo, com micro-câmeras adaptadas a botões, canetas, telefones etc..

Dez anos depois, em outro 29 de agosto, o aprendiz copiou descaradamente um longo e belo parágrafo à guisa da crônica que não soubera fazer. O livro copiado, de Benito Barreto marcara, como muitos outros, um momento de vida indelével. Presenteado quase num fim de ano, ele veio com longa e eloquente dedicatória, ela também, tirada de suas páginas.

Há cinco anos, em outro 29 de agosto, se assinalava aqui um dia de verão perdido no inverno, como ontem e também num domingo. Porém as paisagens dentro e fora mudaram demais...

Mon, 29 Aug 2016 08:47:06 -0700 (PDT)

as paisagens dentro e fora estao sempre em movimento, nao?
viu como sua frase atual eh bem mais bela? escreves cada dia melhor

agora em vez de "nebulosas indecisas por noticiarios de teve"
seria pelas loucuras mis da internet
ou opcoes ilimitadas da dita

      sem assinatura

Obrigado, malgrado a óbvia suspeição de fraternos elogios.

Sim, a cada dia novas invenções determinam novos hábitos, vícios e sujeições.
Por isto constato sempre o papel decisivo da mídia no jeito de ver, pensar e ser das pessoas, seja ele noticiário televisivo, vídeos, blogs ou "mídias sociais" na internet.


Tue, 30 Aug 2016 17:05:28 -0300

Sim, as paisagens mudam
demais da conta, mesmo...

      sem assinatura

Sim, tanto dentro como fora...


Thu, 1 Sep 2016 21:20:14 -0300

... gosto demais de ler o que você esreceve, mermão....

      sem assinatura

Que bom!
Já pensou se você detestasse?

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457629.87208.1469