A senha do administrador

19/11/16

A inteligência artificial, assim chamada em sua origem em meados do século passado, difere muitíssimo de nosso entendimento mais corriqueiro. O cérebro eletrônico, denominação primitiva do computador, se comporta e age apenas consoante uma ampla gama de comandos mas, mesmo em suas melhores imitações da inteligência humana, é absolutamente incapaz de qualquer comunhão ou de um simples entendimento além das palavras.

Viciado há tantas décadas em outros inter-relacionamentos, onde a mínima alteração em um rosto é percebida e significativa, onde o gesto e a entonação têm significados e mesmo o silêncio pode dizer mais do que a fala, desentendo-me de ordinário nas relações com as máquinas básicas de nosso tempo: computadores e telefones portáteis sem fio.

Já contei da destruição de um computador por o atirar no chão quando me proibiu de ver um texto de minha autoria. Reagi com a emoção e o transbordamento de hormônios e assassinei a máquina. Agora, deu-se um desentendimento em torno de uma outra neurose transmitida às máquinas por seus programadores: a fobia de segurança.

Volta e meia, em resposta a alguma solicitação minha, aparece um pedido para fornecer a "senha do administrador", que ignoro, se é que existe, e daí em diante sou sumariamente proibido de mais ações.

Pois bem, outro dia, em um programinha de "ajustes do sistema", apareceu-me a opção "criar senha do administrador" e, curioso, resolvi experimentar a oferta. Antes, anotei uma senha e segui os passos do tal programa para a criar o emblemático passaporte.

Ao ligar o computador, no outro dia, surgiu-me o pedido de senha. Confirmei na anotação e preenchi. A pergunta "esqueceu sua senha?" se repetiu indefinidamente enquanto tentava mil e uma variações (zero em vez de o, por exemplo) da senha anotada, que sabia muito bem.

E assim perdi acesso ao "meu computador"!

Sat, 19 Nov 2016 15:07:57 -0200

É estressante, repugnante, é tudo de ruim.
Não faz muito tempo que me acostumei com essas tiriricas.
Tenho um caderninho ao lado do PC com umas 150 senhas.

Senti sua falta. Descobri a razão.
Beijo

      sem assinatura

Foi isso: quando se tem tudo arranjado, funcionando e coisa e tal... o idiota decide brincar com a senha do administrador e... babau!

Voltamos, ainda bem.


Sat, 19 Nov 2016 17:01:15 -0200

OI. Clôde

Assino em baixo - embora a minha máquina nunca tenha me pedido essa tal senha. Vai ver não chegou a minha vez...

Mas outros problemas vivem acontecendo. O penúltimo foi com banco: tive que trocar a placa-mãe, e agora o aplicativo do banco não reconhece o computador. Já foi uma dor de cabeça descobrir porque; depois de várias tentativas finalmente me informaram que não tinha jeito e que eu poderia usar o celular pra receber códigos - mas quem disse que eu consigo? O código que eles mandam fica 30 segundos na tela; só consigo decifrá-lo com óculos e lente; aí preciso anotar, senão esqueço; e ainda digitar (sem errar) no teclado minúsculo com meus dedos artróticos - nunca dá tempo. Pra continuar a operar o banco pelo computador tive que registrar uma ocorrência explicando a história, pra que me fizessem uma exceção e me autorizassem a usar o que chamam i-token chaveiro- um aparelhinho (concreto, nãovirtual) que troca as senhas o tempo todo e permite fazer as operações na internet... De certa forma é vantagem, porque é um negócio que posso levar em viagem e não depender de outras máquinas - acho que deve funcionar... enquanto não inventarem mais um macete de segurança.

E este mês não consegui fazer compra no site do Pão de Açúcar porque empacou no log in. Resultado: tenho que ir ao mercado duas vezes por semana, porque não aguento o peso da mochila cheia...

E celular? Eu nunca comprei pra mim. Tenho porque o Denis comprou uma conta na qual os nossos (meu e dele) aparelhos são gêmeos e não pagam ligações entre eles. Mas não consigo receber nenhum tipo de mensagem escrita: a tela é tão pequena demais - nem com lente... Pra mim continua sendo só telefone...e pra só pra eventualidades.

Foi por conta do computador que você sumiu nos últimos dias? Eu já estava ficando preocupada!

Bjs

Ana

A humanidade seguirá "evoluindo" o entendimento entre essas máquinas malucas e e as pessoas, mas nós dificilmente teremos paciência para acompanhar "tanta evolução" enquanto sobrevivermos...

Tenho as mesmas dificuldades que você com as dimensões do famigerado telefoninho e o sonho secreto (se o digo não o é mais!) de poder continuar sem um deles. (Conheço duas pessoas que não têm celular...) E os meus dedos são certamente maiores do que os seus...

Idiotamente tenho vontade de explicar para computador ser a neurose com segurança exclusivamente "dele" ou dos engenheiros e programadores que o fabricaram - constato, então, o tamanho da burrice de sua "inteligência artificial"... Não posso esclarecê-lo a respeito de minha completa indiferença se alguém roubar as informações ali contidas. Nada tenho a esconder... Mas a máquina não foi programada para entender essas coisas...


Mon, 21 Nov 2016 18:34:23 -0200

... e assim, voce ficou sem computador.
E isso persiste, por acaso?

      sem assinatura

Não. Em verdade, ficara sem "um computador" dentro de outro computador, mas as coisas já foram sanadas. Como se diz por aí: bola pra frente.

Obrigado por sua preocupação.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457712.09674.1502