Publicação esporádica à guisa de crônica.

Ao sabor de ventos e marés

16/10/18

Velho e em meio ao tumulto dos tempos atuais, calhou-me reencontrar, ontem, antiga correspondência de um ex-aluno para a página da enfoco. A partir daí, percorri, uma por uma, as 14 cartas (continuo a preferir este termo a mensagem eletrônica ou e-mail) as 14 cartas enviadas por ex-alunos, descobridores, um belo dia, da página de sua antiga escola, aqui neste sítio.

Apenas 14 cartas? É muito pouco, alguém se apressaria a declarar. Muito pouco, sim, e logo outra voz faria os cálculos para anunciar serem menos de 2% do total de alunos em seus oito anos de existência. A única resposta a isto, que me ocorre, seria: leiam, são apenas 14 cartas curtas. Sou, é óbvio, o mais suspeito para opinar, mas pereceu-me pintarem uma época muito especial, uma espécie de "os anos dourados" da enfoco. Se quiserem ler, estão aqui.

O período de existência da Escola de Fotografia - do segundo semestre de 1968 ao primeiro semestre de 1976 - coincide com a pior época da malditosa ditadura militar, cuja privação da liberdade de falar e pensar agora se volta a temer.

Àqueles que, frente a atual situação eleitoral brasileira, cogitam deixar o país e já buscam em suas raízes a possibilidade de dupla nacionalidade, fica o exemplo de ser possível mesmo sob as piores condições ditatoriais, sob o jugo da truculência de um Médici (sobrenome de família também execrável na Itália), criar e ver florescer uma experiência rica e capaz de encantar e formar jovens e adultos indistintamente, tornado-se certamente uma válvula de escape às agruras do letal regime militar.

Desculpem-me os leitores, se os houver, por assim perambular sem norte, ao sabor de ventos e marés quando fervilha por toda parte, cada vez mais acirrado o embate da eleição onde cresce, a cada pesquisa, o índice de rejeição de ambos os pretendentes.

Mon, 5 Nov 2018 10:59:08 -0200

A enfoco foi fundamental na carreira profissional da Rosely

      sem assinatura

Reciprocamente, ela também foi fundamental na história da enfoco.

Obrigado.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458408.13480.1803