desenho de Lu Guidorzi
basta um clique! 

berro - a parte inútil da vaca
Publicação esporádica destinada a perder-se como berro de vaca que, todavia muge, apesar da inutilidade declarada de seu berro.

As bruxas

19/10/01

 

Quem acredita em astrólogos? Ninguém, é claro, nenhuma das pessoas que correm ao horóscopo do dia quando pegam o jornal. Só fazem isto para se divertir, sem dúvida, assim como tampouco acreditam nas bruxas que sabem muito bem existirem, as boas e as más.

Destarte o pião gira pirado enquanto o embalo durar e, de cima da pedra, do alto do muro, se finge não ser aquilo que se é - metamorfoseado camaleão disfarçado de si - em busca do caminho de onde seja impossível a si mesmo enxergar. Roda pião, bambeia pião que a roda é viva e vai te pegar na unha.

Prevê o oráculo de araque conta redonda do que passou? Cento e vinte faltam para chegar aos 14 mil? Muito? Pouco? Dobre-se! Triplique-se! Multipliquem-se, multipliquem-se como pães, peixes, luz! Ah, poetas de alucinados eco do brado de bardos americanos, do norte, norte-americanos do não ao dedo em riste, do não ao tio triste, quantos mil? Quatorze? Ah, muito mais, oráculo de araque, astrólogo de efemérides cativas, aprendiz de adivinho. Onde as divas, onde musas? Só te sobrou a musa paradisiaca? Uma banana pra você!

foto do autor [1998]

Tríplice coroa dos astros vizinhos? Deuses de Hollywood? Galãs das estrelas de outros astrólogos? Lua, Vênus, Marte? Festa no Olimpo? Baco e Dionísio titilam taças e traçam ninfas em metamorfoses e promessas em festas nos céus sem batráquios?

Conjunção em Scorpio? Ah, escorpião? Sei, sei seu Milton... e, só faltava o soturno Saturno em quadratura noturna, exata, dir-se-ia... Sei, sei seu Milton... Hum, hum... e, para completar, o poderoso Júpiter, o deus maior, oposto a Mercúrio mensageiro e ladrão... Ah-ah.

Que monte de bobagem, que montanha de asneira! A gente abre o jornal na página do horóscopo só para confirmar que não acredita em superstição. Bate na madeira três vezes para agradar quem está por perto e, agora, que o dia das bruxas vem aí e, já que não existem, que mal há em ficar de bem com elas, não é mesmo?

 

 

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2452202.334