Já houve um slogan aqui, foi banido.

Capitães e jacarés

04/02/19

Eu teria ao redor de oito anos de idade quando fui introduzido com galhardia ao reino da literatura. Deu-se assim: a cada noite, ao colocar-me na cama, minha mãe lia, para me fazer dormir, um trecho do Peter Pan, de Monteiro Lobato. Foi minha porta de entrada para toda a obra infantil do autor, devorada com avidez, em seguida, aos bocados, ano após ano e, dali, ao vasto mundo da ficção. As mirabolantes aventuras na Terra do Nunca tornaram-se marca indelével para mim, bem como o gesto materno tornou-se-me memória grata e deliciosa.

Ontem, recebi comentário, de uma leitora antiga, sobre a crônica alusiva à muralha pretendida pelo presidente Trump e, como em um passe de mágica, ela me remeteu àquelas deliciosas aventuras dos tempos de criança. Disse, ao comentar: "sim, aí ele pode ter seu pulso engolido por um crocodilo que o rondará fazendo tique-taque a espera de comê-lo por completo. e assim esse débil presidente viraria o Capitão Gancho. e você, Clode, o Peter Pan. adorei a crônica."

Com palavras singelas a leitora e amiga aspergiu, sobre a crônica sisuda, verdadeiro Pó de Pirlimpimpim, qual fada Sininho a completar o quadro nela esboçado. Além de temperar com humor e ironia os desejos separatistas do presidente norte-americano, ela reavivou-me deliciosas lembranças de um tempo que, como disse o poeta, "os anos não trazem mais".

Que as mães leiam para seus filhos, sempre que possível, pois a mistura da companhia materna com o descortinar do fantástico mundo da ficção pode ser uma combinação de efeitos imprevisíveis e surpreendentes sobre um ser em formação.

Aqui, um outro capitão, igualmente presidente, rivaliza com o Trump em valentias e bravatas como se tivesse um gancho por mão mas, ao contrário da sugestão, não serei eu a enfrentá-lo e tampouco seu jacaré a tiquetaquear.

Mon, 4 Feb 2019 11:50:12 -0200

Adorei!

Bjs
Ana

Que bom! Respeito muito a sua opinião.


Mon, 4 Feb 2019 19:32:53 -0200

Muito bom! Aaaaaaaa que legal que bom quanto mais você ficar inspirado melhor será para nós leitoras e leitores do cronista.

      sem assinatura

Foi para isso que os gregos inventaram as Musas...

Agradeço e, espero, continues fonte de inspiração.


Wed, 6 Feb 2019 11:07:52 -0200

Querido Mano... Como você escreve de uma maneira muito, muito especial, sempre. E dessa vez foi longe demais. Lembrar de de todos os detalhes de cada um tudo aquilo aconteceu... Emocionante... Só mesmo você...
Beijo

      sem assinatura

Você sempre foi um gentleman. Agradeço e muito me alegra ter agradado e emocionado você.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458519.04646.1855