desenho de Mima

Muralhas

31/01/19

Muralha de Albarracin em Turuel, Espanha
Muralha de Albarracin em Turuel, Espanha

Começo com uma imagem, uma fotografia copiada da Wikipédia, sem discutir seu valor verbal, sempre muito difícil de calcular. Ela servirá apenas pelo seu significado literal de retratar uma muralha medieval, cuja construção começou antes do ano mil, com o objetivo de proteger a pequena aldeia espanhola de Albarracin, em um tempo em que guerras ou invasões não contavam com canhões, aviões, drones e, muito menos, satélites espiões.

Naqueles tempos remotos, muralhas e paredes espessas, seteiras e porta pesadona pareciam garantir aos abrigados uma certa invulnerabilidade. Faziam par com pesadas armaduras metálicas, elmos, couraças e cotas nas quais os homens de enfiavam para estar a salvo da lança e da espada inimigas, para se aproximar um pouco mais do Super-homem dos devaneios de então.

Parecia uma forma compreensível de se proteger em uma época sem máquinas a vapor, sem eletricidade, sem motores de explosão, sem textos impressos, sem nada. Pelo mundo afora inúmeras muralhas foram construídas para isolar o homem do homem, para solidificar o ego coletivo, sendo a Grande Muralha da China, é óbvio, a mais famosa de todas.

Em face da imagem agora posta em seu contexto, o meu espanto de dimensão proporcional a essas estruturas defensivas: o presidente do país mais avançado no campo da tecnologia, com as mais poderosas e bem equipadas forças armadas, com as mais reputadas universidades, com a economia a abocanhar a fatia mais suculenta do Mercado, com uma gigantesca indústria de sonhos a povoar mentes em todos os idiomas por toda parte, enfim, o presidente do principal império de nossos tempos almeja construir uma muralha como os reis da antiguidade...

Perplexo, me pergunto quem sugerirá ao Trump acrescentar, ao longo de seu muramento, um fosso profundo povoado de crocodilos e jacarés.

Fri, 1 Feb 2019 08:03:09 -0200

Oi, Clôde

Ótima! Essa relação com o muro do Trump não tinha me ocorrido...)
Bjs
Ana

Oi, Ana.

Obrigado.

Esbarrei na fotografia da muralha construída há mais de um milênio e ocorreu-me o absurdo de, no século 21, se erguer muralhas em fronteiras que, nem elas, deveriam existir.


Fri, 1 Feb 2019, at 10:45

Posso ser sincero? Nunca jamais conseguirei chegar perto de tudo que você nos ensina. Mas vou continuar tentando...

      sem assinatura

Nada de comparações!


Sun, 3 Feb 2019 23:40:32 -0200

sim, aí ele pode ter seu pulso engolido por um crocodilo que o rondará fazendo tictac a espera de come-lo por completo. e assim esse débil presidente viraria o Capitão Gancho. e você Clode, o Peter Pan. adorei a crônica.

      sem assinatura

Que delícia! Seu comentário é muito mais brilhante do que a crônica de que gostou! Adorei a associação com uma história universal e fascinante. Faltou dizer-se a Sininho... Seu comentário foi o Pó de Pirlimpimpim!

Obrigado.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458515.03639.1853