A pequena maravilha

30/01/19

O cérebro do Homo sapiens manifesta-se como a obra-prima de Deus, do Deus por ele percebido ou plasmado, cume soberano da evolução. Alguns acontecimentos podem ficar restritos a esfera do pensamento, emoção e outras percepções da pequena maravilha.

Já contei, nessas páginas, o impacto do descobrimento repentino do infinito. Foi uma experiência tão marcante que volto a mencioná-la, passados mais de 16 anos da primeira narrativa. Com ela se abriram as portas de um novo universo, o das coisas apenas possíveis na imaginação mas, aos poucos, o mundo dos conceitos não materializáveis, parecia mais verdadeiro que o mundo físico, limitado por dimensões materiais, onde é impossível estender, o tamanho das coisas, por exemplo, até onde se encontram as paralelas ou reduzi-lo à dimensão do ponto ou à duração do presente.

É preciso calma, todavia. São conceitos formidáveis aos quais tive acesso a partir daquele insight diante da lata de Pó Royal (só depois se transformou em Fermento em pó Royal), na prateleira da estreita despensa da casa paterna, bem na altura de meus olhos. A partir daquela percepção, era fácil compreender a existência de uma quantidade infinita de pontos entre os extremos de qualquer segmento de reta ou a afirmação, impossível de demonstrar, de não ter o ponto dimensão. (O embrião do Cálculo Infinitesimal fervilhava ali.)

Escancarava-se, para mim, um mar fascinante e desconhecido. Nele mergulhei até o equivalente ao ponto na linha do tempo: quanto dura o presente? Onde termina o passado? Onde começa o futuro? Mas as perguntas em relação a esta outra dimensão (tão necessária quanto largura, profundidade e altura) pareciam esbarrar em um mistério muito maior.

São possíveis aventuras quixotescas no universo virtual de um único cérebro e daí deriva toda arte e toda ficção.

Fri, 1 Feb 2019, at 12:59

Salve salve, meu querido Mano Hermano... Cada vez aprendo mais do que você escreve. Claro que só entendo uma pequena parte do que você escreve. Tenho muuuutio que aprender pra escrever naturalmente como você.Na verdade isso nunca vai acontecer... Mas vou conseguir tentando... E não vou desistir...

      sem assinatura

Bobagem. O futuro não se pode prever e cada pessoa tem suas maravilhas e suas mazelas. Somos diferentes e em nada contribuem as comparações. Admiro muito você.


Wed, 6 Feb 2019 10:41:10 -0200

O passado no presente ... vc é brilhante

      sem assinatura

Se o fosse, saberia quem me faz o comentário.

Com a desculpa da velhice, perdoe-me por não identificar, pelo endereço, o(a) remetente.

Anyway, merci.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458514.13334.1852