Chinguiço ou chouriço

04/09/18

Há 21 anos não existia o dicionário Houaiss e um outro, do alagoano radicado no Rio de Janeiro, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, fazia na ocasião furor com, inclusive, o prenome do autor começando a se tornar sinônimo de dicionário. Neste cenário vocabular, deu-se a publicação no dia de ontem, em 1997, da crônica "Chinguiço", fruto do grande divertimento advindo da leitura da definição dada pelo Aurélio à palavra do título.

Hoje, encontro no dicionário do descendente de libaneses, Antônio Houaiss, uma definição muito mais compreensível: "chinguiço Datação: 1890 - substantivo masculino 1 pequena almofada semicircular colocada na nuca, que os carregadores usam para apoiar a vara que sustenta um volume em cada ponta; chouriço 2 Derivação: por analogia - almofada semelhante em que se apoia a correia das parelhas de bois".

Sem sombra de dúvida, o Aurélio era mais engraçado ao empregar pau em vez de vara, rodilho por almofada e cachaço como nuca: "rodilho que os carregadores põem no cachaço, para apoiar o pau quando fazem fretes a pau e corda". Passadas duas décadas, multiplicam-se na internet facilidades para definir a palavra. Diferentes dicionários se desdobram em explicações, umas claríssimas, como a do Michaelis, outras ainda mais indecifráveis e também algumas incompletas.

São alusões extemporâneas, referem-se a tempos idos. Durante minha infância, era comum ver vendedores a apregoar mercadorias pelo meio da rua - automóveis eram raros! - carregadas em balaios suspensos por tirantes nas pontas de uma vara atravessada sobre seus ombros. Eram peixeiros, vassoureiros, vendedores de toda sorte de mercadoria.

Não atentei, então, na existência, ou não, do chinguiço a evitar ao pau de machucar o pescoço. Nunca soube como chamariam a tal almofada que, aprendi, é sinônimo de chouriço.

Tue, 4 Sep 2018 12:25:57 -0300

Um barato!

Não tenho o Houaiss, mas vou checar na edição mais recente do Aurélio se o
Chinguiço ainda consta...
Bjs
Ana

Obrigado.

Que maravilha! Espero sua resposta, pois na edição online do Aurélio, que também verifiquei, é óbvio, não deve mais existir, pois obtive como resposta para a consulta de "chinguiço" a lenga-lenga correspondente à 14 letra do alfabeto, o "O". (Tentei diversas vezes.) Coisas da burrice artificial dos novos tempos.


Tue, 11 Sep 2018 11:40:34 -0300

Chouriço, pra mim, era aquela linguiça que meu avô comia crua, :p
Será que os vendedores vendiam chouriços pendurados no pau apoiado no chouriço?

      sem assinatura

Era e continua sendo, mas algumas palavras designam várias e diferentes coisas. Segundo o Houaiss:

chouriço     Datação: d1250

• substantivo masculino
1 Rubrica: culinária.
pedaço de tripa cheio de carne de porco picada, gordura e temperos, e seco ao fumeiro

2 Derivação: por analogia.
saco em forma de rolo recheado de areia ou serragem us. para impedir a passagem do vento por baixo de portas e janelas; chouriça

3 Derivação: por analogia.
m.q. chinguiço ('almofada semicircular')

4 Derivação: por analogia.
rolo de cabelo us. para dar volume ao penteado das senhoras

5 Derivação: por analogia.
parte acolchoada do rabicho da sela que fica sob a cauda da cavalgadura

6 Uso: informal.
pessoa muito gorda

7 Rubrica: culinária. Regionalismo: Nordeste do Brasil.
iguaria preparada com sangue de porco, especiarias e açúcar

8 Derivação: por analogia (da acp. 1). Uso: tabuísmo.
o pênis


Não sei se vendedores ambulantes com suas mercadorias pendentes de uma vara, apoiada sobre os ombros, vendiam chouriço, mas chinguiço é a almofadinha apropriada para se encaixar no pescoço e, assim, protegê-lo do pau ou vara.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458366.05499.1783