autorretrato 

Divagações

09/07/14

Depois de um domingo quente, ensolarado e de rajadas de vento intermitentes e fortes, do quadrante noroeste, vieram muitas nuvens e excessiva umidade, com queda brusca nas temperaturas elevadas da semana passada, a segunda do inverno. Hoje, a quarta-feira parece estranha, depois de uma comoção coletiva em função do resultado do futebol, aqui é feriado em comemoração de uma guerra de tempos passados. Além de luta de morte com outros homens, somos capazes de celebrar batalhas responsáveis por inúmeros mortos e a desgraça de muitas famílias. Todavia, as mães permitem e até estimulam seus filhos a matar e morrer em nome de uma ideia (não me acostumo com a idéia de ideia sem acento!), pela crença em um ideal.

Neste feriado bélico, o rádio anunciou tempo fechado e chances de chuviscos a qualquer hora e, durante o desdobramento mesmo da previsão, rasgava-se em azul o céu e o sol oblíquo e tímido de inverno alegrava a paisagem e muitos animais experimentavam suas vozes em outro tipo de celebração. Entre eles, destacavam-se uns pica-paus que, ultimamente, aparecem por aqui a dar com o pau. Menores que os outros de costume, de penacho amarelo ou vermelho, andam em bandos e se comunicam com marcante algazarra, capaz mesmo de evocar o vozaria das maritacas. Gritam o tempo todo uns para os outros. Só os vi de longe e, pior, contra o sol. Em verdade, mais ouvi que enxerguei os recém-chegados, mas deu para os ver agarrados a um grosso tronco pelos pés, apoiados também na cauda, e ouvir o toc-toc inconfundível das bicadas.

Voltam as muitas nuvens e fazem o sol oscilar como lâmpadas controladas por reostatos. Rajadas ocasionais lembram a estação e derrubam muitas folhas ainda por cair. Que importa a vida de cada uma a terminar? A árvore sobreviverá e novas folhas virão para inaugurar a primavera.

Wed, 9 Jul 2014 21:24:37 -0300

Este inverno está tão diferente. Você sabe como fico esperando esta época para aproveitar o frio. Pelo menos as flores estão lindas. bj

      sem assinatura

Está mesmo, pelo que se ouve deve ser o 'aquecimento global' ou o 'el niño', mas que sabemos? É maravilhoso: temos flores o ano inteiro e, sim, estão lindas!


Thu, 10 Jul 2014 09:16:11 -0300

Quadrante noroeste...   hum...    Acho que Zéfiro passou por aí.    Zéfiro, Zéfiro...    Me lembra alguma coisa...   Ah!   Claro!   Grécia!    Beijocas ro

Zéfiro, portador de Psique aos braços de Eros. . . certo?


Thu, 10 Jul 2014 16:05:05 -0300

Não fazia idéia
que a falta dela
lhe incomodasse.
Confesso que desisti
de me sentir em dia
(ou de noite) a
respeito do vai e
vem de tantas alterações
sobre postas --- bostas.
Era pra ser mais simples...
tudo. Até que surja outra
ideia... irmã da idéia.

Hermanas...

      sem assinatura

Perdi-me aqui: não faço idéia da falta que me incomoda. Falas do tempo? Não importa, já não é mais o que foi.


Sat, 12 Jul 2014 23:50:03 -0300

muito bonito! não tenho ideia de como são esses pica-paus, queria vê-los. gosto muito de "Rajadas ocasionais lembram a estação e derrubam muitas folhas ainda por cair."

      sem assinatura

Nem eu tenho muita ideia, só os vi de longe e contraluz. Conheço melhor a barulheira deles. Mas nos últimos dias não os tenho ouvido nem visto.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2456848.10301.1222