Garagem

27/07/99

 

Não estou pensando em alugar um automóvel, se é isso que você pensou. Pois é, Dona Filomena, a senhora bem lembra o tempo em que garagem também era o "estabelecimento onde se alugam automóveis à hora", como registra o Aurélio. Não há registro de significados importados, hoje comuns no lento processo de unificação da Babel. Pensei em garagem como ponto de venda de velhas tralhas. Vou aproveitar o mesmo instrumento que ajudou a impor o inglês como língua universal, esta rede, para apregoar alguns itens que me sobram e podem interessar a alguém.

Começo pela "A Melhor Musica do Mundo". Trata-se de uma coleção de doze volumes, encadernados, com cerca de 600 páginas cada um, com partituras para piano. O copyright é de 1928, by University Society, Inc., New York, embora a obra seja em portunhol, e haja pouquíssimo texto. Há, no primeiro volume, algumas páginas com "Rudimentos de Musica para Principiantes" e "Escalas Maiores e Menores" - quase todo o resto são partituras! Cada volume é ilustrado, no início, com umas quatro ou cinco de gravuras. (A primeira, sempre intercalada com papel de seda).

A primeira página de cada um repete a explicacão: se trata da "Edicção Latino-Americana" de "A Melhor Musica do Mundo" - assim mesmo, sem acento - produzida "especialmente para Os Estados Unidos do Brazil" - assim, com zê. Diz ainda que foi preparada pela "Junta Editorial da Academia Nacional de Musica" e seguem-se os nomes dos chefes da junta. Depois, há nove nomes e sobrenomes americanos, como editores associados.

Para confirmar as dificuldades da tradução, provavelmente feita em Nova York, vem a explicação: "Estes volumes contém muitas seleções extractadas da Biblioteca de Musica Century de Ignace J. Paderewski". (O grifo é meu.) O último volume contém três ótimos índices de toda a obra.

Completa o conjunto uma pequena estante de madeira, com portas envidraçadas, de 47 cm de altura, por 42 de largura e 26 de profundidade. (Cada volume mede 23 x 30 cm.)

Está feito o pregão! Se você sabe quanto pode valer uma coleção dessas, ou quer fazer uma oferta, mande uma mensagem. Se conhece alguém que possa se interessar, avise da tentativa de leilão. Não tenho a menor idéia como se fazem pregões pela rede, (dizem ser mais comuns a cada dia!), mas podemos descobrir juntos. Vou tentar uma lista com outros itens para leiloar...

 

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

 

 

203