autoria: José Lauro

Inúteis devaneios

21/07/17

Começa o segundo mês do verão, o segundo mês do inverno, nesta esfera pião a mariposar o Sol com tamanha afeição, ora a volta-lhe o sul, ora, como agora, seus mares gelados do norte com ursos enormes e brancos e renas esgalhadas à serviço de Papai Noel.

São ilimitadas nossas fantasias e o Tupi, o Asteca e o aborígene australiano erigiram outras fantasias, e honraram outras deidades, em altares e templos diversos, misturados a uma bicharada diferente também.

Seguimos adiante em vertiginosa velocidade nessa órbita quase circular sempre a girar e girar, pião entre piões tantos da imensidão estelar. Não nos tonteia assim girar, não nos enjoa tão rápido viajar. A grande massa planetária nos referencia enquanto Galileu não aponta o absurdo do planeta sustentar-se sobre o casco de quatro tartarugas gigantescas...

É tudo maravilhoso demais e tanta perfeição induz a crença no Arquiteto, propõe a ideia do planejador universal, sugere uma inteligência inatingível, onisciente e atemporal, a manifestar nosso deslumbramento diante do equilíbrio assombroso dos astros, da virtude impecável da Vida.

Os pombos se enfrentam de frente, asas abertas, sobre o pequeno e estreito topo de muro. O céu azul impecável encima a cena abrigada do sol oblíquo demais nesta quadra. Mais um pouco e vão-se os colombinos em voos firmes, com ela segue a possibilidade de novos columbídeos.

Seguiremos em nossa rota, a girar e girar, dia após dia, humanos como somos com nossa aparente permissão de romper o equilíbrio que tanto nos fascina. Seguiremos até o outono, a colorir o norte de forma espetacular, até a primavera a encher de folhas tenras e transbordamentos hormonais o sul e a vida vai se preparar para a pausa do inverno, de um lado, enquanto se encherá de cantorias e disputas pelas próximas gerações do outro.

Velocidade orbital média: 107 200 km/h ou 29,78 km/s.volta

Sun, 6 Aug 2017 12:42:29 -0300

Que maravilha os seus... devaneios.
Leio e releio. E mas uma vez.
Gosto demais do seu jeito de escrever.
Espero continuar por perto, de preferência... mais por perto.
Você continua sem viajar,
nem nas redondezas?
Gosto de mais de cruzar com pessoas pela primeira vez. No meu caso, isso é bem fácil, ainda mais aqui, em São Paupo. Muita gente me reconhece, por causa do trampo na Globo. E gosto muito dos anônimos, digamos.

Bom fim de domingo pela aí.

bjos

      sem assinatura

Vou me esforçar para viajar mais amiúde...
Sinto falta de sua companhia.
Vi o quanto você é famoso quando veio aqui.

Bom final de domingo,

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457956.20096.1609