de esporadicidade imprevisível

Janelas vazias

26/02/18

Todas retangulares, incluindo-se, é óbvio, as quadradas como retângulo de lados iguais. Todas com seus ângulos muito próximo dos 90 graus, pois não seriam retangulares se assim não fosse. Estou cercado por centenas de janelas. Nenhuma é circular, por exemplo, ou oval ou ogival ou losângica ou em formato de ameba ou seja lá do que for. Não, todas retangulares a cobrir fachadas justapostas e, para dar ao cenário um aspecto mais macabro, é muito raro aparecer alguém na janela para olhar o céu, para olhar o mar, para estar à toa na vida e ver gente passar, passarinho voar, nuvem se modificar ou a azáfama do dia a dia de um bairro singular, cheio de velhos, cheio de turistas, cheio de moradores de rua, cheio de vendedores de toda sorte de bugiganga e suspeitíssimos alimentos. Não, são janelas vazias.

Sem dúvida o formato retangular facilita muito o projeto e a construção, mas Gaudí, Niemeyer e muitos outros traçaram curvas e volutas com liberdade e gênio, desde tempos remotos. A cidade moderna, entretanto, enfileira "pombais", talvez por ser a solução mais viável no afã de abrigar os bilhões que somos. Uma vez detentores de um desses nichos dos pombais de gente, nos voltamos a enfrentar os problemas inevitáveis do viver em uma sociedade como a nossa, feita por nós com nossas imperfeições. Nos perdemos nessas tribulações e nos esquecemos da paisagem além das janelas.

À noite, criam-se mosaicos definidos pelas diferentes cores de luz artificial hoje existentes e, ao mesmo tempo, pelas tonalidades de cada ambiente. Retângulos feéricos, retângulos na penumbra. Um abajur vermelho, a luz tremeluzente da televisão. Retângulos se acendem, retângulos se apagam sob um céu de poucas estrelas e uma disforme lua crescente, como se estivesse grávida. Vazias de moradores, as fachadas seguem para um novo dia.

Apenas para registrar: ontem, a edição impressa do Jornal do Brasil voltou às bancas.

Mon, 26 Feb 2018 10:03:32 -0300

      sem assinatura

Merci.


Tue, 27 Feb 2018 19:53:04 -0300

que LINDO!

      sem assinatura

Que legal você gostar!
Merci.


Wed, 28 Feb 2018 09:43:31 -0800 (PST)

da uma sensacao de solidao ...

      sem assinatura

Pois é...
Tanta gente e ao mesmo tempo tanta solidão.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458176.01295.1692