fotografia de 10 de junho de 2015

O elo perdido

24/05/17

Não se trata de uma aventura pelo terreno difícil dos achados fósseis à cata da comprovação cabal de relações entre primatas quase humanos e o gênero Homo. Segundo os dicionários, uma "forma hipotética, intermediária entre o homem e o macaco", não. Elo, perdido ou não, aqui se refere apenas a um lampejo de entendimento, à associação fugaz de uma possível tradução não adotada para a palavra estrangeira link.

Link poderia ser ligação, relação, conexão, vinculação. Qualquer um substituiria o termo adventício adotado. Escolheria elo, por sua exiguidade e sonoridade, entretanto ficou link a ligar as coisas no mundo tão real da realidade virtual.

Amigos trocam elos, remetem-se elos nas redes sociais e para tudo os elos indicam caminhos como placas de ruas e estradas a dar rumo e orientação. Elo traz logo à lembrança a imagem de uma corrente e vem do Latim, de anelo, anel, anelzinho a condizer melhor com nossa língua que o link original. Link já está registrado como palavra estrangeira no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, aquela de acadêmicos imortais.

Elo se liga a belos cabelos anelados, sedosos e perfumados; elo traduz união, une e reúne pessoas e coisas, estabelece conexões. Ao descender de anel, elo evoca a forma circular, o tal lugar geométrico dos pontos equidistantes de um ponto, assim como a poeira a circundar Saturno para formar seus anéis...

Elo está em eloquência e no elogio. Apesar de se discutir quão belo seria o amarelo, todos carregam o elo, rima fácil de chinelo, cutelo, martelo e, como se vê, com isto engambelo e do elo faço farelo, sem duelo nem paralelo com a vara de marmelo.

Todavia, seja pela pressa ou pela novidade, os guardiões da chamada Norma Culta preferiram link. Perdeu-se assim o elo (e o hiperelo!). Com isto o elo foi para o beleléu.

Thu, 25 May 2017 09:48:23 -0300

Não achei Link na minha edição de 2009. Será que está ultrapassada?
Bs
Ana

Não sei. Os dicionários online são permanentemente atualizados. Eu mesmo enviei inúmeras sugestões de inclusão de termo para o Priberam e para o Houaiss, antes que o UOL proibisse meu acesso. Você pode conferir usando o link (ou elo?) existente na crônica.


Thu, 25 May 2017 10:03:24 -0700 (PDT)

adorei!
principalmente esse paragrafo

Elo está em eloquência e no elogio. Apesar de se discutir quão belo seria o amarelo, todos carregam o elo, rima fácil de chinelo, cutelo, martelo e, como se vê, com isto engambelo e do elo faço farelo, sem duelo nem paralelo com a vara de marmelo.



q q eh hiperelo?

      sem assinatura

Que bom!

Não é, seria se em vez de link usássemos elo... seria hiperlink, a base mesmo da internet.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457898.16804.1588