Quatro Estações

26/03/19

Por certo não há a explosão de flores e cores da primavera, mas o outono prima por sua luz. Uma luz oblíqua, através de uma atmosfera lavada e enxaguada pelas tempestades do verão, propicia um céu mais azul, com cor mais intensa e contundente e, conforme o deslocamento aparente do Sol rumo ao hemisfério norte, a cada dia o meio-dia se afasta mais do zênite, propiciando uma luz mais lateral.

Por muito tempo, admirei a luz espetacular do outono sem saber explicar sua marcada diferença da da primavera, pois para cada dia de um existe um dia da outra com idêntico ângulo de incidência. De repente, o estalo, no outono de 1999: a atmosfera chega muito poluída a cada primavera e, ao contrário, sai de um banho de águas estivais no começo do outono.

Toca o telefone esperto. Além do barulho, ele mostra quem chama: é uma amiga, de São Paulo. Ela liga para contar a espetacular chegada do outono na Terra da Garoa, com garoa no final do dia 20, em vez das tempestades costumeiras do final do verão. Ressaltou a brusca mudança a coincidir com o equinócio de março. De certa forma, me considera um guardião das estações.

Tudo começou no Natal de 87, quando achei estranho desejar feliz Natal sem ter religião alguma. Então, ocorreu-me celebrar o solstício de dezembro, provável origem da data atribuída ao nascimento de Cristo... Anos depois, por simetria, incluí o solstício de junho nas mensagens que enviava, então, por fax e, ainda mais tarde, os equinócios.

O locutor pergunta: qual sua estação preferida. Falava de estações do ano e, não, de emissoras de rádio ou televisão. O ouvinte, pelo telefone, começou a responder. O locutor insistiu: mas qual o senhor prefere. O outro, com voz mansa de quem tem a cabeça ornada de cãs, explicou preferir gostar do que de bom cada uma das estações têm a oferecer.

Tue, 26 Mar 2019 11:34:27 -0700 (PDT)

muito boa ideia!

Tudo começou no Natal de 87, quando achei estranho desejar feliz Natal sem ter religião alguma. Então, ocorreu-me celebrar o solstício de dezembro, provável origem da data atribuída ao nascimento de Cristo...

nao sabia q a luz do outono e tao linda por causa da lavada a atmosfera ... bom saber

      sem assinatura

Merci.

Nunca confirmei tal dedução em parte alguma, mas tem lógica. Na primavera a atmosfera está mais suja...

De todo modo, posso estar errado e existir outro motivo, que não atinei.


Wed, 27 Mar 2019 07:40:26 -0300

Oi, Clôde

Delícia! Também adoro a luz do outono - mas acho que aqui em São Paulo é bem menos
do que na Granja (pelo menos muitos anos atrás...). Ainda lembro da luz do outono quando saía cedo de casa para
levar os meninos para a escola... Ou, quem sabe, a memória já meio enferrujada enfeite essas lembranças...

Bjs
Ana

Oi, Ana.

Obrigado.

Levar os meninos para a escola e dar carona para meus filhos! Agradeço muito por isto, embora com quase meio século de atraso.

Sim, nossa memória não pode ser considerada documento testemunhal justamente por, como você disse com tanta poesia, "enfeite essa lembranças..." As emoções criam uma "nova realidade", mas ali havia tudo para propiciar uma luz mais bonita.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458569.10578.1883