10 de maio de 2009

Resquícios

06/03/19

Pelas histórias que se contam, o dia de hoje é dito Quarta-feira de Cinzas em consequência de uma cerimônia antiga para assinalar o início da quaresma, quando padres e pastores cristãos derramavam cinzas sobre a cabeça dos fiéis ou com elas assinalavam uma cruz na testa de cada um. Na cerimônia, lembrava-se ao fiel a efemeridade de sua vida com as famosas palavras "és pó e ao pó retornarás", refrão sempre a me evocar o latim equivalente sobre a entrada do Cemitério de minha infância, o São João Batista, no Rio de Janeiro: "Revertere ad locum tuum".

Também o Terça-feira Gorda, de ontem, apelido do último dia de Carnaval, soa estranho nos tempos atuais, quando Gordo deixou de ser sinônimo de opulência, de opíparos banquetes ou de reservas para eventuais adversidades futuras. O adjetivo, atualmente, é quase insulto e exige tato no uso por evocar distúrbios metabólicos com uma macabra escala de gradações da obesidade.

Os tempos tudo digerem com voracidade, mas ficam vestígios como esses dois dias do calendário, como a Páscoa, como o Carnaval e muitos outros resquícios de outras épocas. Sou do século vinte a fazer hora extra no vinte e um. Sou de outros carnavais e estou velho como este ditado. Pesando bem, são mesmo poucas voltas em torno da Estrela para cada um de nós e, em consequência, também poucos carnavais.

No próximo ano a tal terça-feira gorda cairá no dia 25, quatro dias antes do final de fevereiro, com seus 29 dias, pois o ano será bissexto. A quarta-feira de cinzas a seguirá como sempre. Essas datas se medem pelo ciclo da Lua e são chamadas de festas móveis em relação ao calendário solar.

Hoje começa a quaresma. Consoante nossa herança, um período de preparação para a Páscoa (dentro de quarenta dias) a celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. Isso, por sermos um país laico.

Wed, 6 Mar 2019 18:18:22 -0300

Buena tarde...meu caro amigo. Adoro suas crônicas...Não é sempre que as leio, mas são sempre bem vindas. Gracias!
Esta por acaso me chamou uma atenção...digamos que estava com a palavra a escrever e esqueci! Opss.
Bom sobre o pó... vejameos ...a tá..ta no Rio de Janeiro.
Aí a preparação para a Páscoa ???? Pra eu mesma ...hummm era pensar nos chocolates.. pintar ovos de galinha.. e o tal de Jesus?
Nem sei se existiu..só sei que persistiu.. Em brados opss de ensurdecer.
Agora de Cristo. Aquele que ficou..ficou??? na cruz pelo tal de Jesus!
Bom ...resumindo: Eu creio que Jesus era Jesus. E Cristo era Cristo! Compreende ...sempre acontece.
Bj. grande

      sem assinatura

Boa noite.

Fico contente por você gostar, é óbvio, e também eu não as escrevo sempre. Quanto a isto, estamos quites.

É comum acontecer isso: corremos ao computador (ou celular) com uma ideia qualquer que nos parece brilhante e, depois dos demorados ritos de abre isso, confere aquilo do sistema operacional, nos vemos de mão abanando.

A Wikipédia me informa que, em relação ao pó, a frase está no Gênesis (3:19) e, em latim, é: 'Memento, homo, quia pulvis es, et in pulverem reverteris.' (Lembre-se, homem, és pó e ao pó voltarás).

Sim, dois mil anos é um bocado de tempo. Mas confesso, não compreendo, não.


Sat, 9 Mar 2019 16:39:35 -0300

aqui estou mais uma vez ao redor do que nos ensina a cada encontro... digamos. ou seja mis uma aula do meu irmão professor... faz tempo... Muito aprendendo com ele, sempre mais... senhor professor. Mas bem gostaria de aprender me meter no que não deve e nem foi chamado. Mas.. Mais... Bem que gostaria de receber a surpresa sua de um lance totalmente ... imprevista, inédita... Surpresa e totalmente imprevista... ou então... de volta ao meio do caminho, como todos nós... se é que você ainda seria capas de me aguentar...

      sem assinatura

Alô! Não faço sempre a mesma crônica e queria muito adivinhar o que esperas para atender aos teus anseios. Quem sabe um dia acontecerá. Até lá, perdoe-me a visão estreita.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458549.11852.1871