Sabonete abençoado

03/08/18

Com voz mansa de locutor experiente, o padre convida pelo rádio o ouvinte à missa dominical. Especifica o endereço da igreja, fornece referências para facilitar sua localização e menciona a existência de um estacionamento próprio, "se você vier de carro". Por fim, conclama os fiéis a não se esquecerem, no dia da missa, de levar, cada um, sabonetes!

A quem se espantou, como eu, com a solicitação final, o reverendo se apressa em dar explicações: tragam, pois durante a missa eu vou ungir e abençoar os sabonetes e, assim, você e sua família poderão, posteriormente, se purificar, durante o banho ao ensaboar-se com o sabonete abençoado.

Sem dúvida, em todas os tempos os religiosos se depararam com o problema de tornar palpável a seus seguidores o imponderável inevitável em todas as matérias de fé. Temos testemunhado diferentes e inusitadas maneiras de "materializar" o imaterial, como esta a atribuir "poderes" a um refinado sabão perfumado apropriado à higiene corporal.

Já andava batido o rito de se colocar um copo com água sobre o radiorreceptor, desde a época dos aparelhos com um "olho mágico", bem mais volumosos que um copo, para materializar uma possível ação à distância, como aquela da gravidade, com hipotética alteração das propriedades da água no copo, fosse ela de bica ou mineral.

Ao longo dos tempos contam-se incontáveis meios de ação do imaterial. Usam-se, ou se usaram, velas, amuletos, fragmentos de vestes ou de corpos de pessoas consideradas santas, escapulários, medalhas, ícones, fumaças etc.

Agora, se incluem no rol os sabonetes abençoados. Uma alternativa exótica, e quiçá erótica, dos accessórios da fé, posto ser preciso estar-se nu em pelo, pelo menos, para fazer uso do produto bem-fadado. Tudo isso lembra um chiste antigo: é uma questão de fé demais ou fé de menos.

Fri, 3 Aug 2018 15:19:23 -0300

essa é nova, sabonete bento!

      sem assinatura

Eis os dados: paróquia de Santa Edwiges, em Del Castilho. A missa será depois de amanhã.


Fri, 03 Aug 2018 15:33:54 -0700 (PDT)

essa tah otima!

      sem assinatura

Merci.


Sun, 5 Aug 2018 09:06:55 -0300

Boa ideia!
Que tal todo mundo nu tomando banho na igreja? Ficaria mais perto dos ritos
primitivos... (muitos dos quais a igreja copiou e disfarçou de cristãos).

Mas às vezes os gestos supersticiosos têm valor comunicativo, não é? Tipo
“touch wood”, ou a figa... Substituem as palavras...

Bom domingo! Muito gelado por aí?
Bjs
Ana

Estamos oscilando entre 23 e 24 °C. Fresquinho apenas...

A cena é digna de Buñuel! Rito com uma mistura de conotações supersticiosas e eróticas... Adaptações de uma igreja para reuniões como nas saunas ou nas termas romanas... Interessante, muito interessante, mas talvez esteja mais ao gosto de Fellini que de Buñuel...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458334.02748.1769