Sol e sons

17/06/14

Céu azul e sol beleza. Beleza? Sim, quando se considera estarmos nas vésperas do inverno e na beira do planalto, borda de montanha tão atraente para as nuvens e brumas. O azul do céu não é aquele perturbador da infância, intenso e com inexplicável poder de alegrar no íntimo. Todavia, o mais marcante nesta terça-feira é o ar imóvel, a ausência da mais leve brisa. Folhas coloridas e destacadas pelo contraluz não oscilam uma fração de milímetro. O mesmo contraluz destaca pequenos insetos voadores e, no alto, muito alto, planadores da natureza a bailar bem devagar - urubus, gaviões? Não sei.

Um canto forte de passarinho se repete em seis ou sete notas - com um tremular entre elas - e longe, bem longe, outro da mesma espécie o repete, quase inaudível. Na certa, traçam fronteiras de seus domínios, estabelecem poder. O silêncio, agora incomum, talvez se possa atribuir ao frisson pela espera do jogo de futebol. Um ou outro latido me lembra que mais tarde virá o foguetório, para desespero dos cães. Passa um jato comercial no rumo do norte e, lentamente, seu rugido some também.

A água desaparece rápido dos reservatórios já vazios e se anuncia chuva rala e muito frio para depois de amanhã. Onde se esconde a bicharada neste dia singular? No oeste, rente ao horizonte, avultam-se nuvens volumosas - viriam de lá as tempestades prometidas? Sempre contraluz, se percebe estar o ar perto do chão repleto de pequeninos insetos a voar. Lá no alto, outro avião rasga o azul com som de que vai pousar.

O pássaro agora está muito perto, vou tentar avistar o cantor... Não o descobri entre as folhas e a contraluz, mas vi um balé de andorinhas, mais acima. Um primeiro estouro! Logo depois, seguem-se muitos estampidos de fogos de artifício. A pólvora ainda fascina os homens como nos tempos dos descobrimentos.

Tue, 17 Jun 2014 21:27:13 -0300

"A pólvora ainda fascina os homens como nos tempos dos descobrimentos." Dixit. "Céu azul e sol beleza" me trouxe ótimas recordações... Grande abraço. Ebert

Pois é, a enfoco foi mesmo um constelação de coincidências favoráveis. Obrigado.


Tue, 17 Jun 2014 17:39:29 -0700

foi bom ter ido aih tbm pra poder visualizar suas croniquins!

aki bastante vento nossa!

      sem assinatura

Tem lógica: agora aí sobra energia, o sol passeia alto no céu o ventos vêm dessa abundância. Por que as grandes tempestades são no verão, né?


Wed, 18 Jun 2014 15:31:21 -0300

Chuva rala e muito frio se aproximam já hoje! Ai ai!

      sem assinatura

Às vezes eles erram...

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2456826.23150.1219