desenho de MIMA no fim cada mania acha seu louco

Troco

10/12/14

Talvez alguns continuem indecisos face ao desafio de Luiz Gonzaga: se lhe dei vinte mil-réis para pagar três e trezentos você tem que me voltar - dezessete e setecentos... ou dezesseis e setecentos? Ontem pela manhã a conta do supermercado deu vinte e sete e uns quebrados. Como tinha moedas dei 52 e os tais quebrados. Peguei o troco, enfiei no bolso, dei um passo e retrocedi. Atendia o caixa uma mulata jovem e simples, que já entabulara copiosa conversação com outra jovem, a empacotadora. Disse-lhe: você me deu troco demais. De fato, recebera trinta reais e, se lhe dera 52, quebrados fora, para pagar 27 deveria ter recebido 25.

Ah, Gonzagão, tudo virava encanto em suas mãos! A moça do caixa agradeceu muito, pegou a nota de dez e deu-me outra de cinco. No final do dia, parei em outro supermercado, peguei o que precisava e vi o total subir a quinze reais e poucos centavos (põem preços cheios de frações, quase sempre com nove no final e, na hora de somar, sobram centavos a dar com o pau). Paguei com a nota de vinte do outro troco e me distraí com a empacotadora, tentando decifrar se seria albinismo ou apenas descendente de povos nórdicos, pouco acostumados ao sol - era franzina, muito loira e de pele claríssima. Mas havia pigmentação, pensei. Perguntei se estava tudo no saco entregue por ela e saí.

Uns trinta metros adiante, senti alguém bater em meu ombro para avisar: o senhor não pegou o troco. Acompanhei a senhora que correra atrás de mim para avisar e, já no caixa, lhe agradeci muitíssimo a gentileza e recebi os cinco reais de troco, pois os quebrados eu dera em moedas.

Um publicitário, há muitos anos, pode ter-se vangloriado ao criar uma campanha com o slogan: quem não gosta de levar vantagem?, para vender cigarros, com um jogador de futebol como garoto-propaganda.

Wed, 10 Dec 2014 09:58:06 -0200

A trilha sonora: https://www.youtube.com/watch?v=B064YfdTpMw

Muito bom!

Grande abraço.

Ebert

Ele é mesmo genial. Obrigado.


Wed, 10 Dec 2014 14:33:35 -0200

eu hj em dia vou comprar um pacote de cigarro (10 maços) os caras pegam a calculadora pra fazer a conta ... pode isso?

Vi isto uma vez em um pequeno armazém, que virou supermercado lá do outro lado do fim do mundo. Guardei até o nome do caixa, um bom rapaz. Ficamos amigos.

PS: fumei por 37 anos. sei quantos maços vem num pacote. :-)


Fri, 12 Dec 2014 08:18:21 -0800

nossa esse voltou rapido!
o q vc fez de manha voltou a tarde ...

o simples principio da acao e reacao do universo ...

vai ver q a talk empacotadora tinha vitiligo ou era albina hehehe

      sem assinatura

Viva, restabelecida a comunicação!

Conheço vitiligo desde criança: zombávamos de "dona Maria Pintada", lembra? Menino é implacável. Não sei se existem "graus intermediários" de albinismo, creio que não, se não existir, ela não era albina. Seus cílios eram loiros, não brancos.

E você acha que o universo dá bola pra cinco reais?


Fri, 12 Dec 2014 17:08:09 -0200

Cinco reais de troco?

Ainda existem pessoas atenciosas... felizmente, mermão.

Mas é cada vez mais raro.

bjos

      sem assinatura

Lembraste-me a história, contada por ti, de uma gorjeta de cinco reais para um menino condutor de uma charrete... Cinco, como tudo, pode ser muito ou muito pouco conforme o ponto de vista.

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2457001.98910.1252