desenho de Lu Guidorzi
basta um clique! 

berro - a parte inútil da vaca
Publicação esporádica destinada a perder-se como berro de vaca que, todavia muge, apesar da inutilidade declarada de seu berro.

Velhas histórias [2]

18/07/02

[continuação]

Prisioneira, ofendida, humilhada, explorada, mero objeto e outras coisas assim, resolveu a Mulher empreender uma longa marcha, sem Deus¹, pela liberdade, pois Deus havia se provado machista.

Surgiram slogans. Foi hasteada a bandeira do orgasmo, de muitos e múltiplos orgasmos. Curvaram-se para pesquisar as entranhas de seu sexos. No meio dessa confusão muitas chegaram a surpreendentes conclusões: o homem e a mulher são iguais! a máxima realização feminina é transformar-se em homem! e outras que tais. Muitas assumiram com orgulho o suor salgado de seus rostos, aparentemente imposto por Jeová apenas aos homens, na eterna busca de seu pão.

E o texto seguia desembestado, cada vez menos interessante e mais picante, a se estender pelo equivalente a umas três destas crônicas. Tornava-se mais chato, com pretensões de abordar o tema de um trabalho que, como tantos outros, jamais se concluiu. No fim de semana, o encontrei, em folhas datilografadas com o desalinho e a marca dos tipos quase ilegíveis da Remington, em papel muito fino e amarelado, presas com um clipe enferrujado.

Ler o que se escreveu há quase três décadas, se não parece reler, tampouco tem a surpresa do inédito. Carregamos penosamente a nós mesmos de um dia para o outro e, quando nos descobrimos mesmíssimos um quarto de século adiante, ou antes - tanto faz, depende do ponto de vista -, compreendemos que o galho se desenha quando cresce e busca luz, sem notar que, ao mesmo tempo, traça inexoravelmente forma e sina.

O texto não tem data. Corrigiu-se acentuação e duas formas verbais. Foi tudo. No mais ficou como no original. Publique-se. Imprimátur. Nihil obstat. Salve Regina Mater. Mãe do tema que continua a fascinar. Daí a estupefação com nossa incapacidade do novo. Na passarela, a mulher pinta a mulher como mulher e como homem, como ser humano e como bicho, tão longe do inédito.

1.Os jovens não poderão associar, como se pretendeu, com a malfadada "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", das carolas mineiras, que contagiou a carolice nacional em geral e resultou na ditadura que a todos roubou décadas de liberdade.   volta

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2452474.405