Muita gente diz que não consegue visualizar milhões de dólares... e outros números, dá pra sacar?
5,6 bilhões de pessoas, por exemplo?
É muita gente, mas quanto?
Se cada um tivesse mesmo seus 15 segundos de fama, seria possível montar um filme incrível, com esses 15 segundos de cada pessoa viva. Que tamanho teria esse "longa-metragem?" Quão longo seria?
Simples: 23 milhões, trezentos e trinta e três mil, trezentos e trinta e três horas e vinte minutos!
Ou seja: 972 mil 222 dias! Isto é: 2 mil 661 anos, nove meses e uns quebrados! É bom nem pensar em quantas pessoas poderiam nascer durante a projeção e reivindicar seus 15 segundos também...
Mas há outras imagens possíveis... Imagine toda essa gente em fila indiana, cerrada - digamos, 30 cm por cabeça, o que já torna a fila altamente pornográfica.
A fila da humanidade teria um milhão e 680 mil quilômetros!!!
Repito: um milhão e 680 mil quilômetros - ou seja, daria 42 voltas na Terra!!! E, é claro, tem gente com mais de 30 cm de diâmetro...
Mas as estatísticas são a arte de encontrar os dados que sublinham aquilo que queremos provar. Assim, todo esse povo, caberia com muito mais conforto do que na fila - 4 pessoas por metro quadrado (os elevadores são uma prova de que densidades muito superiores são possíveis, para não mencionar ônibus e trens...) - numa área de apenas 1.400 km2. Nesse aperto, quase que dava pra enfiar todo mundo - literalmente! - nas minúsculas ilhas de Trinidad e Tobago (1300 km2).
Fica mais fácil imaginar que todo mundo cabe, no mesmo aperto, na área da cidade de São Paulo! e ainda sobra um pouquinho pros primeiros que nascerem... É isso mesmo: todo mundo, literalíssimamente - todas as pessoas do Mundo - quatro em cada metro quadrado, não ocupariam os 1.493 km2 da capital paulista! Essa bobagem pode ser usada para provar que tem pouca gente no mundo ou que quilômetro quadrado é grande paca.
As terras emersas somam 148 milhões
de quilômetros quadrados. Muito? Pouco? O oceano Pacífico,
sozinho, tem 165 milhões. De qualquer modo,
são 148 000 bilhões de metros quadrados! Numa divisão
eqüitativa, teríamos 26. 428 m2 para cada um dos 5,6 bilhões
sobre a Terra... ou seja, um alqueire por cabeça, mais
ou menos. Que seja meio, para sobrar espaços comuns. Uma
família de pai, mãe e três filhos levaria
dois alqueires e meio. É... parece que o mundo tá
cheio!