19 anos

17/08/16

Crianças gostam de ouvir a mesma história várias vezes. Velhos gostam de recontar as mesmas coisas. Leitoras e leitores entre os extremos, perdoem-me por repetir hoje um esboço dos passos fortuitos e ao acaso a culminarem neste sítio, sucessor de outro etc.. Aos fatos, antes que desapareçam.

Era 1997 e algo contundente emergia do caldo espesso de nossa sociedade e atraía a atenção de alguns, embora a maioria ainda a ignorasse ou olhasse com desconfiança, desdém e um ar de superioridade: a internet. Como tudo no nascedouro, era território virgem e, por isto, fascinante!

A rádio Panamericana de São Paulo lançara um programa com dois professores de física do Curso Anglo (Pierluigi Piazzi e Luiz Tarcísio de Carvalho Jr.) sobre a grande novidade, a internet, o "620 kilobytes" (depois, continuariam na rádio Eldorado). Tudo tinha gosto de inédito! Ah, encantadora internet a ser descoberta!

Num dos primeiros programas eles ensinaram como ter sua própria "homepage", uma febre então. Bastava ter um endereço de e-mail e se inscrever na GeoCities, destinada a publicar para qualquer um sua homepage. Assim, às 11horas, 22 minutos e 55 segundos (todos múltiplos de onze!), hora da Califórnia, onde estava a GeoCities, fui ali admitido com o e-mail clode@originet.com.br, obtido a partir de um amigo, Luciano Paiva, recém-deslumbrado com a "descoberta" da internet.

As minúcias em que agora me perco foram todas matéria-prima daquele primeiro sítio, pois me recusava a chamá-lo site. Três meses depois, os mesmos professores comentaram, descuidados: "basta você ter dois endereços de e-mail diferentes para ter duas homepages no GeoCities"...

Aquela sugestão deu origem, em 17 de agosto, a um outro sítio, "Palavra", na mesma GeoCities, onde um aprendiz de cronista se a propunha pôr em prática seu aprendizado.

Wed, 17 Aug 2016 10:50:34 -0300


Que preciosidade! Como isso permanece na web? É um milagre! Grande abraço.

Ebert

Ainda bem que os milagres permeiam nossas vidas!

Eu mesmo me surpreendo às vezes ao "perambular" nos meandros do passado registrados ali.


Wed, 17 Aug 2016 11:06:45 -0300

Que legal!
Agora não preciso mais ficar salvando as tuas mensagens...
Bjs
Ana

Oi, Ana,
Deixe-me entender: você não sabia da existência do sítio?
Não deve ser isto, deve haver algo que não entendi...


Thu, 18 Aug 2016 18:55:37 -0300

Bonita a sua estréia...

E hoje é tudo muito muito mais rápido...

      sem assinatura

Obrigado.

Sim, às vezes, rápido demais.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457617.99818.1463