Faxinal do Soturno

25/06/18

"Mulher morre após carro colidir contra poste em Faxinal do Soturno", informa o jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Ora, mais de cem pessoas morrem por dia no Brasil em acidentes de trânsito, por que destacar este em particular? Sem dúvida, pelo nome do município gaúcho.

A denominação vem de um rio da região, o rio Soturno, afluente do rio Jacuí. O dicionário não deixa dúvida ao definir soturno, como adjetivo: "que não possui alegria e vivacidade; melancólico, tristonho, taciturno" e exemplificar "indivíduo soturno, casa soturna" e continua: "que parece estar envolto em trevas; escuro, sombrio, grave" ou "que infunde medo ou pavor; lúgubre, assustador, sinistro". Registra a palavra existir desde do século XV.

Para completar, o Houaiss explica a origem da palavra em sua nota etimológica: "alt. de Saturno 'nome do planeta' (< mitôn. lat. Saturnus,i), pois conforme os astrólogos, as pessoas nascidas sob o influxo desse planeta têm características melancólicas." Não conheço o afluente do Jacuí e ignoro os motivos que levaram a assim denominar um curso d'água.

Ao município, todavia, soma-se o "faxinal" e a mesma fonte informa se tratar de regionalismo do sul brasileiro a designar um "campo que avança pelo interior de uma floresta ou cercado por altas árvores". Pode-se descortinar a imensidão deste nosso país pela lonjura a separar Faxinal do Soturno de Quixeramobim, terra de Antônio Conselheiro, mais três mil quilômetros ao norte.

Existe neste sítio uma listagem com mais de 30 mil antropônimos brasileiros, prenomes escolhidos pelos pais para distinguir seus rebentos, como fez Jeová ao criar cada coisa. Nela, alguns são tão estapafúrdios como Jharkhinawhannekhemilly. Há 5570 cidades no país (político adora criar município!). Deve haver mais pérolas como Faxinal do Soturno e Quixeramobim...

Mon, 25 Jun 2018 13:21:24 -0300

                                             Interessante a origem do nome desse município!

                                            Com certeza o fato mereceu destaque por ter ocorrido em município com tal nome.

                                             Valeu!! Parabéns à Crônica do dia.

                                             Bj Brte

Oi, Dedete.

Obrigado.


Mon, 25 Jun 2018 18:37:48 -0700 (PDT)

com certeza, deve haver mais perolas ... nos nomes dos municipios
vai ser esta a proxima lista?
bjs

      sem assinatura

Não. Tal lista deve existir em cada Ministério, em cada repartição, eu suponho. Quando estive no Governo Paulista (na época com 460 municípios), não existia a listagem! Comecei a fazer uma...


Tue, 26 Jun 2018 09:06:38 -0300

Oi, Clôde

Um barato, obrigada!

Vou repassar para uma amiga que andou estudando nomes próprios.
Um dos livros de que ela (Elaine Pedreira Rabinovich) participou da organização
Tem o título NOMES DE FAMILIA: Nomeação, Pertencimento, Identidade.
Mas os nomes que ela analisa são mais comuns - tirando ou outro (Carmedite - seria Carmo
mais Edite?), Ogvalda, Rosevil - esses também parecem mistura de pedaços de nomes, né?.
Ás vezes dá certo: uma outra amiga se chama Niélsy - combinação de Nilsy e Rafael (mãe e pai).
Ela gosta do nome...

Bjs
Ana

Oi, Ana.

Fiquei sem saber o que você achou "um barato", este texto ou a página com os prenomes.
Criar nomes a partir dos nomes dos pais é bastante comum e, na família de Anucha ia até o paroxismo contado aqui. Meu pai fez o nome de uma irmã, Dimar, a partir dos nomes dos pais, Dib e Maria.

Como você deve ter visto, o IBGE registra mais de 130 mil nomes diferentes no Brasil, mas não expõe o banco de dados. A nossa página visa mostrar todos.

Obrigado pela colaboração.


Fri, 24 Aug 2018 22:51:01 -0300

Com atraso, leio e aplaudo.
quer dizer então que faxinal nada tem a ver com faxina?
eu já tinha lido este link abaixo, mais, Cldoe, onde você foi descolar essa maluquice estapafúrdia?!?!?
http://especiais.g1.globo.com/maranhao/2015/nomes-inusitados-de-uma-familia-do-maranhao/

      sem assinatura

A primeira frase do texto responde a sua pergunta: "Mulher morre após carro colidir contra poste em Faxinal do Soturno", informa o jornal Zero Hora, de Porto Alegre.

Pelo que diz o dicionário (Houaiss) tem sim, mas não no sentido comum de faxina e sim como regionalismo específico do sul: "11 Regionalismo: Sul do Brasil. campo de pastagem com presença de arvoredo esguio". Neste caso, sempre segundo o Houaiss, as duas palavras são sinônimas.

Não lembro mais como descobri a matéria sobre os maranhenses estapafúrdios. Deve ter-me chamado a atenção por causa da lista de nomes...

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2458295.00417.1751