Ambiente coletivo

12/06/14

À noite, o céu era de poucas estrelas, ofuscadas por uma lua exuberante, quase cheia, e as sobras de névoas sopradas do mar. Consoante as predições, ainda cedo o sol expulsou restos de neblinas e o céu se fez azul, trazendo alegria a todos os seres dependentes de sua energia para existir. Aos poucos, ela, energia, enxugou o excesso de água suspenso no ar e, ao mesmo tempo, elevou gradativamente a temperatura, nessas paragens tão mudadas pelo Homem. Agora, quase uma da tarde, roncam helicópteros e pipocam foguetes em um dia ensolarado e quase sem vento.

Parece haver no ar uma vibração da ansiedade coletiva, sublinhada por repetidos estouros misturados a alguns apitos e outros gemidos. Nada mais parece existir além do jogo de futebol do final desta tarde, pelo que se sente e se vê na mídia. Uma amiga exclamou: não aguento mais ouvir falar de copa e não se referia, é óbvio, ao anexo de sua cozinha. Dirão: também aqui se fala do mesmo assunto e responderei: impossível evitar nevoeiro psicológico tão espesso.

Como somos dóceis e fáceis de sugestionar, como nos submetemos aos desígnios dos meios de comunicação e nos deixamos conduzir segundo o interesse de poderosos, detentores de grandes fortunas! Pensamos ter nossas próprias ideias, mas se atentarmos veremos nos serem impostos "nossos" pensamentos pelos sofisticados instrumentos de persuasão e propaganda. Mais foguetório e, desta vez, mais perto. Os cães já começam a reclamar.

Fri, 13 Jun 2014 09:50:20 -0300

Falam de uma 'teoria da conspiração'... Eu, Miss Wirda, entendo que a tal 'conspiração' é uma prática bastante explícita. Como diz o poeta: 'Somos uns boçais'. Ainda queremos as disputas nas arenas, ainda que disfarçadas... arenas modernas e disputas supostamente saudáveis. Quando queremos festejar, soltamos bombas. Não consideramos nada em nossa antropoderose. Cães, pássaros, esquilos, gatos, saruês, jupatis, insetos de toda ordem; enfim, todas as demais espécies que sobreviveram ao nosso poderoma coletivo.
O que me consola é ter 60 anos e não ter deixado descendentes neste hospício geral, que é esta dimensão, que supomos a realidade definitiva, sob o subjugo da 'fucking media'. Vamos indo... Minha mãe está na UTI. Outro consenso punk. Seguramos mentes nos corpos até o último tapa na última bagana. O importante é restar no corpo, em putrefação, que seja... Que merda!

      sem assinatura

Sim, somos nós, assim...


Fri, 13 Jun 2014 10:45:45 -0300

Tá tudo dominado Amigo... Abração. Ebert

Espanta-me a eficácia com que manipulam os cordéis...


Fri, 13 Jun 2014 17:42:22 -0700

aki tbm, so se fala da mesma coisa
aki nao eh da copa, e de politica e essa chatice de partidos ...

mas sempre repetitivo tbm

nao temos nossos pensamentos, nem passado, q recriamos a cada lembranca, e quicah, nem historia
ja q recriamos tudo a cada vez q nos lembramos ...

      sem assinatura

Pois é, pensamos que pensamos, mas apenas ecoamos um 'pensamento' que bóia por aí e pertence a todos. Como rádio, sintonizamos este ou aquele 'canal' e repetimos orgulhosos de nosso saber, de nossa criatividade etc.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2456821.18135.1217