auto-retrato [1987] Crônica do dia

Caminho das pedras

02/06/06

Ainda bem que os especialistas erram nas previsões de tempo. Amanheceu sem nevoeiro e o sol dourou desde cedo galhos com as folhas prestes a cair ou copas que ignoram estações. Luz suave e rasante a destacar texturas e esculpir relevos.

Mal acabo o parágrafo e nuvens invadem o azul em lento e decidido desfile de leste a oeste. O ar, antes seco, confirma o bafo frio do Atlântico sobre o planalto. A previsão se apressa a explicar com um ciclone em alto mar...

Ela pede, por e-mail, uma dica, pois vai viajar e quer trazer, na volta, boas fotos. Costuma me mandar imagens e pedir comentários. Agora, pede uma dica! Não sou capaz de uma dica que garanta melhores fotos. Sempre queremos a receita do bolo, o caminho das pedras mas, em verdade, não há pedras. Cumpre caminhar sobre as águas, poder flutuar acima do oceano de mesmices e slogans e catequeses e pregações e propagandas e citações que nos enredam o pensamento.

O olhar de cada um é único e esta individualidade do olhar, colorida pela experiência pessoal, é o que importa em cada foto, ainda que o crítico de arte torça o nariz e a rotule de lixo. Milhares de Leicas foram fabricadas e usadas, mas só houve um Cartier Bresson. Outros gigantes legaram outras visões. A Fotografia está no fotógrafo, não na técnica ou equipamento.

Um cartazinho da enfoco - Escola de Fotografia, do início dos anos setenta, dizia apenas: 'aprender Fotografia não é só dominar uma certa técnica, é mais do que conhecer alguns truques, mais do que uma intimidade com padrões estéticos, mais que captar "momentos decisivos"'.

layout e foto do  autor

Hoje, em busca de uma dica singular, acho que diria algo como: observe-se junto com o que fotografa e, se pudesse, estender: olhe com olhar de criança que não supõe pedras sob a superfície da água.

As nuvens continuam a passar, sempre na mesma direção, e o vento sopra frio.

|home| |índice das crônicas| |mail| |anteriortem carta... tem carta... tem carta...

2453889.697