desenho de Lu Guidorzi
basta um clique! 

berro - a parte inútil da vaca
Publicação esporádica destinada a se perder como berro de vaca, que todavia muge, apesar da inutilidade declarada de seu berro.

 

Cântico

06/02/03

 

"aspas"

Receba eu um ósculo (santo) da tua boca, porque os teus amores (meu esposo) são melhores do que o vinho, fragrantes como os mais preciosos bálsamos.


"Eu sou trigueira, mas formosa, ó filhas de Jerusalém, sou (trigueira) como as tendas de Cedar, (mas formosa) como os pavilhões de Salomão. 'Não repareis em eu ser morena, porque o sol me mudou a côr; os filhos de minha mãe levantaram-se contra mim, puseram-me de guarda às vinhas; e não guardei a minha (própria) vinha"

Cântico dos Cânticos, Salomão
tr. da Vulgata p/ Pe Matos Soares, Ed. Paulinas, 1975

O Lobo Mau olhou em volta e, certo de sua força tremenda e do poder incomensurável de suas mandíbulas, uivou: quero todas as Chapeuzinhos do mundo, vou comer uma por uma! Depois, pensou melhor e corrigiu: todas não, só as mais bonitas, as mais gostosas. Aí, seu lado mais lobo uivou, por saber, mesmo sem ver lua no negro da noite, que naquele instante o crescente brilhava ao leste das arábias...

Dirigiu-se, pois, à chapelaria de Chapeuzinhos desfrutáveis, decidido a escolher uma e, apesar do aspecto rude foi Chapeuzan Vermelhaque que o encantou e encheu de lascívia e desejo, sabedor das promessas de tesouros sob suas vestes circunspectas. Partiu célere e a encontrou na esplêndida esplanada que leva à ponte do rio sagrado.

O Lobo Mau falou: quero um beijo de tua boca, porque teus amores são melhores do que o vinho e perfumados como os mais preciosos bálsamos. E Chapeuzan retrucou: sou trigueira, mas formosa; meus irmãos me puseram de guarda às vinhas, mas a minha própria não guardei. Aquilo excitou ainda mais o velho lobo do mar, do ar e de tudo, que logo quis fincar sua bandeira ali mesmo, diante do olhar perplexo da multidão que crescia, se deliciava e temia o teatro.

Mulher, Chapeuzinho ponderou: aqui, diante de toda gente, senhor de todos os lobos? Incapaz de qualquer raciocínio, Lobush cochichou na orelhinha bem feita, macia e cheirosa da moça: digo ao povo que és uma velha prostituta, que há muitos anos corrompes criancinhas, que és um mal e uma ameaça, que é urgente te exterminar...

Chapeuzinho não se deu por vencida e fez ver que todos conheciam seu passado, mas que, como Madalena ela, agora se entregava limpa e desarmada a seu senhor. Porém, excitado e cada vez mais impelido por seus desígnios animalescos e por eles impossibilitado de qualquer lucidez, Lobush ignorou o rumor do povo e atacou Chapeuzan Vermelhaque...

 

|home| |índice das crônicas| |mail|  tem carta...

2452677.441

crônica anterior