Prezado Clode,
Como vai?
Li hoje sua crônica e você tem toda a razão.
Apesar de a fotografia ser hoje muito mais fácil e prática, e mesmo quando o pequeno celular sabiamente usado resultar na captura de um momento único resultando em uma fotografia interessante, sinto saudades dos bons tempos analógicos.
Infelizmente a fotografia ficou comum, e na grande maioria perdeu a essência. Quantos cuidados para uma boa iluminação e enquadramento antigamente!(O filme e revelação eram bens valiosos!) Hoje você pode disparar 1000 fotos e o custo é praticamente zero. Perdeu-se o cuidado, o capricho e a arte.
Ainda bem que o filme existe e alguns fotógrafos da escola antiga passam informações preciosas aos mais novos, para a sobrevivência da boa fotografia.
Abraços,
Do ex aluno de 1969
Fábio Viviani
Fábio,
Obrigado por colocar de forma tão clara a importância dos aspectos econômicos nessa transformação brutal da Fotografia e sua relação com as pessoas. De fato, a possibilidade de obter mil fotos em poucos segundos torna patéticos Ansel Adams e o seu Zone Sistem. A imagem singular, a grande foto se torna, cada vez mais, questão estatística.
cronistaprendiz
|