autor [1962] crônica do dia

Cinco de maio

05/05/12

Ouvi no rádio ser hoje o dia internacional da língua portuguesa. Ignorava a existência de tal celebração, mas não vim, num sábado, por tais novidades, ao contrário, foram fatos antigos, de quinze anos atrás, que me trouxerem neste cinco de maio.

Sem début nem alarde se iniciava neste dia, em 1997, o sítio do clode, inaugurado assim, todo em minúsculas, em espaço oferecido pela GeoCities, 'cidade' virtual com o lema de possibilitar a todos uma homepage. A internet ensaiava os primeiros passos e tudo tinha o sabor irresistível de novidade.

Com o vigor das coisas inaugurais e um empurrãozinho de dois professores do Anglo, também eles novatos num programa sobre informática, então na rádio Jovem Pan, nasceu este sítio. Ouvi deles: quem quiser pode ter sua homepage na GeoCities. Deram o endereço e o desafio me levou ao 8047 de Athens, Acropolis, na cidade imaginária, depois vendida ao Yahoo!. Aí vieram scripts para colocar anúncios nas páginas alheias e começou a peregrinação até o sítio do clode chegar aqui.

As marcas deste percurso continuam online, entre as mais de três mil páginas do sítio. As primeiras cartas, muitas recebidas de desconhecidos, ilustram bem quanto tudo mudou por aqui. A primeiríssima página, na GeoCities, é outro exemplo: ela me pareceu bela e dourada, na ocasião, até alguém perguntar por que escolhera aquela cor de cocô... Aprendi que o que eu via no Mané - apelido do computador de então - podia ser muito diferente do que outro via em outro computador. A página mudou para um roxo ou lilás.

Que sirvam estas pinceladas para debutar nos quinze anos do sítio do clode, ainda que as crônicas só se iniciassem 104 dias depois, na mesma GeoCities, mas em outro 'bairro': 7783 de Paris, Metro, endereço que coincidiu com o tema da primeira cônica, mas isto já é história para outro dia.

Sat, May 05, 2012 7:15 am

Parabéns Clode!
Só um corajoso como você para enfrentar um computador e suas dificuldades, lá pelo ano de 1997.
bj.

      sem assinatura

Obrigado.
Não é coragem. Sempre fui meio metido, uma faceta do autismo que me acomete. Sem isto, talvez não tivéssemos tido a enfoco tampouco...


Sat, May 05, 2012 3:33 pm

quinze anos. baile de mocinha
muito legal a primeira home page q acabei de olhar
não parece cor de cocô coisa nenhuma

um barato! quinze anos

muitos bjs

PS depois vou olhar as outras antiguidades disponíveis através dessa croniquim

      sem assinatura

Pois é, mas a alguém, que lembro mais quem, pareceu, pois a mesma imagem difere de um monitor para outro...


Sat, May 05, 2012 5:04 pm

quem falou que era cor de cocô?
e o que vc quis dizer com:
"mas não vim, num sábado, por tais novidades, ao contrário, foram fatos antigos, de quinze anos atrás, que me trouxerem neste cinco de maio."
não entendi o "não vim, num sábado". não veio onde?
parabéns pelo aniversário do sitio, então!

Obrigado.
Vim falar ou escrever e, neste ano, o cinco de maio foi sábado e se vim contar algo não foi sobre o dia internacional da língua portuguesa.

Nem sempre o verbo vir é 'de movimento', como dizem os franceses. Aqui seria, como diz o Houaiss, 'expor, apresentar (razões, argumentos, solicitações etc.); aduzir'.

Sat, May 05, 2012 5:28 pm

esqueci de dizer: não sabia que existia um dia internacional da língua portuguesa!!!! e vc começou seu site BEEEEM neste dia?!?!?!
sugiro este link, que não tem nada a ver com Alemanha, porque os países de língiua portuguesa estão comemorando tbm!
http://www.cplp.org/Default.aspx?ID=316&Action=1&NewsId=1926&M=NewsV2&PID=304

      sem assinatura


Tue, May 08, 2012 10:01 pm

Só há uma coisa a dizer: parabéns pelo site! E: Continue nele!
:)
Beijos

      sem assinatura

Merci.
Continuemos, pois.


Wed, May 16, 2012 3:35 pm

UAU!!!

não sabia que o sítio (vários sentidos) do Meu Irmão já é tão veterano assim...

e que dure muuuuuuuito mais, com o sol rodando ao redor.

bjo

      sem assinatura

Ao redor de um velho quase tudo envelheceu também...

                                home                                                             índice das crônicas                                                               anterior                              

2456052.04387.1141