foto de 110 de junho de 2015

É carnaval

25/02/17

Um me diz: "estás bem no olho do furacão"; a outra completa "boa sorte no meio da muvuca!" e, de fato, enquanto a sexta-feira escurece rumo à noite, um equipamento de amplificação sonora muito poderoso propaga um fundo de batuque acompanhado por desagradáveis e incompreensíveis gritos - é Carnaval!

Nada se pode fazer e, em geral, o volume cresce ao longo do tempo... Nossa vulnerabilidade auditiva mais uma vez me faz pensar nas "pálpebras" inexistentes em nossas orelhas. Agora, outras vozes gritam em resposta ao "puxador"... A noite vem caindo e a arruaça cresce - é Carnaval!

De fato, Copacabana tem vocação para palco, de qualquer coisa e multidões afluem, afluentes ou não. Aliás, o aluvião de pobres desembarca por aqui em hordas numerosas, onde se incluem vendedores de toda sorte de coisas, de água gelada e miçangas a brinquedos à bateria e peças de vestuário. De programas privativos a viagens turísticas - é Carnaval!

Passa um helicóptero em voo baixo a abafar a gritaria, agora, sem o fundo de percussão. Passa. Uma voz masculina discursa como político em comício. Felizmente não se pode apreender sua fala, dela, sobram apenas ênfase e entonação. No zênite luz, serena, a Estrela Próxima entre muitas nuvens avulsas que escondem o gigante, Órion, e seu cinturão de Três Marias. Outro helicóptero apaga momentaneamente a bagunça momesca - é Carnaval!

Sim, devo estar mesmo bem perto do olho do furacão, bem no meio da muvuca, mas ainda protegido por abrirem-se minhas janelas em uma espécie de pátio dos fundos, o fundo de um tubo formado pelos prédios ao redor. Há muito não chove: "tomara que chova três dias sem parar"... - é Carnaval!

Agora é possível compreender a cantoria deformada pelas reverberações e reflexões sonoras: entoa-se "Cidade Maravilhosa", acho que o baile vai começar - é Carnaval!

NOTAS:1) A bagunça terminou por volta das 22 horas.
2) Há outra crônica com o mesmo título...

Sat, 25 Feb 2017 09:43:08 -0300

ei clode

vc desce para os blocos?
qual vc prefere?

nós vamos prá rua
apesar do doria gray...

bj

(engraçado essa nossa amizade por email. seria bem melhor podermos tomar um café vez em quando. pois nem sempre tenho o que falar. estar perto bastaria. em silencio. ou então quem sabe aprendo a escrever em silencio.)

      sem assinatura

Não, não desço para ver o carnaval, mas cruzo com ele quando saio para andar, é inevitável.

Sim, seria bom um café de vez em quando...

Pior ainda se dependêssemos do correio para esta amizade.


Sat, 25 Feb 2017 10:35:12 -0300

A solução para o seu problema:

http://www.thermaxxjackets.com/sound-waves-muffler-designs/

Abração

Ebert

Fechado em casa: - é Carnaval !

Oi, Ebert,

Eu conhecia: o Vicente tem um fone de ouvido baseado neste princípio, ele gera instantaneamente a onda complementar e cria um estranho silêncio...

Anyway, merci.

Abraço


Sat, 25 Feb 2017 18:23:35 -0300

Lindo!

Por aqui me mudei, faz 2 dias, pra uma casa perto do Parque da Previdência, deixando pra trás a Vila Madalena, que agora também é do carnaval. Sossego.... :)

Ainda não fui ao Rio, estou devendo visitas a parentes, qd for passo por aí.

bjões
Tati

Obrigado.

Venha, vai ser divertido nos revermos após tanto tempo.

Aproveite o sossego. A multidão indo e vindo pelas calçadas de Copacabana no carnaval me deixa perplexo - é muita gente mesmo.


Wed, 1 Mar 2017 20:33:39 -0300

Sim... foi Carnaval...
Ainda vai ter um restinho, né?, entre os vencedores. E pensar que trabalhei mezes e mezes só ao redor do Carnaval, em todos os cantos... saudades.... boa noite aí....

      sem assinatura

Sim, haverá o chamado "Desfile das Campeãs"...
Avante! "O mundo gira e a Lusitana roda", dizia um amigo...
Boa noite!


Thu, 2 Mar 2017 22:38:19 -0300

me senti aí!!!!
e não gostei.
Ainda bem que o furacão passou e a muvuca se foi, né? Temporariamente.

      sem assinatura

Apesar de tudo, creio que o ano passado foi mais barulhento... Aqui (Copacabana) não tem jeito: é um poderoso polo de atração de homo sapiens, seja via aeroporto, porto, metrô, ônibus derramam-se continuamente multidões e, todavia, gosto do bairro...
Quando não é o carnaval são outros os atrativos, mas sempre os há.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457810.00873.1543