desenho de MIMA no fim cada mania acha seu louco

Estilicídio

15/01/13

Estilicídio. Sabes o significado de estilicídio? Se ignoras, arriscarias um palpite em meio a tamanho estímulo às loterias? Que tal o assassinato de um estilista, para ecoar com infanticídio, homicídio, matricídio, suicídio e muitos outros semelhantes?

Eu jamais ouvira tal palavra. Seguia-se a explicação: "estilicídio é o gotejar de um líquido". Ora, apostaria, eu que não sou de apostas ou jogos de azar, aliás, tampouco de muitos outros livres do imponderável da sorte ou azar, eu seria capaz de apostar tratar-se da morte de algo ou alguém, por supor ali o pospositivo -cídio, "do latim -cidìum, 'ação de quem mata ou o seu resultado'", segundo o Houaiss, que define estilicídio como "o escorrer da chuva pelos beirais de um telhado" e, além do gotejar já citado, especificamente como "fluxo nasal; coriza, estalicídio", explicações, todas elas, sintetizadas pelo João.

João Evangelista, autor de um livro que não me pertence e encontrei perdido em minha estante: "Pergunte ao João", com o subtítulo, entre parênteses, "Um curioso a serviço de milhares de curiosos", sem capa e com uma dedicatória a delatar a impropriedade da prateleira onde o achei: "À Biblioteca Aníbal Freire do Jornal do Brasil, o 'Pergunte ao João' da Rádio Jornal do Brasil." e, de novo entre parênteses a data - nove de maio de 1963.

Tudo isto evoca uma multidão de lembranças, desses pedaços de vida 'salvos' neste ou naquele cérebro como os muitos trilhões de arquivos um dia 'salvos' em um computador que se perderam para sempre. Entre tantas, lembro de ser muito pequeno e descer um escada enquanto descia sobre meu lábio superior um estilicídio, de uma de minhas narinas. Chegavam à escada, para subi-la, meu pai e um tio. Este, ao me ver, sacou um lenço e disse, aproximando-se de meu rosto: "espera aí! Não come, não, que é bom."

Tue, Jan 15, 2013 9:32 am

                Perguntando ou não ao João, jamais tinha ouvido falar em... em... em que mesmo?

                Ah!... está logo aqui embaixo.

                E tudo isso me remete a outro mestre: Millor Fernandes e o seu (dele)... Livre Pensar é só Pensar.

                Estilicídio...

                Pelas barbas do profeta... essa é nova pra mim.

                E pra maioria, claro.

                bjo.... e boa terça ai.

      sem assinatura

Sim, pensar... mas sabes que, hoje, tanto falatório me incomoda. Os momentos de silêncio da loquaz máquina de pensar são um deleite.


Tue, Jan 15, 2013 12:21 pm

A trilha sonora do teu texto: http://www.youtube.com/watch?v=o3rcQKUqTV4

Abração.

Ebert

Perfeito! Na época, todos perguntavam ao João...

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

2456307.71310.1177