de esporadicidade imprevisível

Gerações

28/07/17

Ouvi a citação no rádio, atribuída a Salvador Dalí. Não tenho como verificar sua autenticidade nem a atribuição, mas gostei e a repito aqui: "O mal da nova geração é não fazermos parte dela."

Não podemos deter o fluir da vida. São poderosas as correntezas resultantes de nossos modos de viver, das convenções todas de convivência, da resposta biológica de mais de sete bilhões de corpos com seus acertos e falhas, com suas maravilhas e misérias.

As crianças e os adolescentes seguem à frente e podem, mais do que nós, definir o rumo futuro... Não venham me dizer estar o leme na popa - ah, é perigoso se distrair com metáforas!

A próxima geração são os nossos filhos. Os netos talvez correspondam à nova do dito de Dalí. O tempo altera a perspectiva: amanhã Rafael completaria meio século. Quando morreu não tinha a metade disto. A vida é muito curta. A vida é longa demais. É como se fôssemos a bola no pingue-pongue do tempo.

A morte me parece mais compreensível do que o tempo. Está implícita na vida, é parte dela, parte inalienável. O tempo tem natureza mais fantasmagórica, um mesmo intervalo pode se nos apresentar de forma muito diferente conforme as circunstâncias de nossas emoções. O tempo é uma grandeza psicológica também.

O pintor surrealista de bigodes pontiagudos introduz um novo ponto de vista sobre o tempo ao acrescentar o eu na cena sempre renovada da sucessão de gerações. Em geral, nos colocamos no centro de todas as nossas observações. Como os bebês, o mundo se esmaece na medida de seu distanciamento, envolto nas brumas da incompreensão.

Com esta visão limitada e centrada em si mesmo, se reduz a possibilidade de compreender a nova e as gerações seguintes, pela simples razão de delas não participarmos. Deste modo a humanidade se sucede há milênios incapaz do amar intransitivo.

Fri, 28 Jul 2017 14:29:58 -0300

Clôde, só sei dizer o óbvio: muito, mas muito obrigada mesmo.

No mais, só posso chorar, comovida.

um abraço apertado

      sem assinatura

Muito obrigado.

Eu é que me orgulho muito de ter uma sobrinha assim maravilhosa.

Aperto mais o nosso abraço.


Fri, 28 Jul 2017 14:07:11 -0700 (PDT)

adorei
tudo
me emociono ao ler sobre o Rafa
concordo plenamente e reconheco o q dizemos e ouvimos por aki ao ler sobre o tempo

voce eh um filosofo ... um grande filosofo
tbm gostei, e muito, da citadao do Dali

      sem assinatura

Obrigado.

A morte, ainda que parte da vida, nos emociona como desconhecido.

O tempo tem me intrigado mais e mais conforme passa e me torna velho...

Não sou filósofo, apenas me encanta pensar.

Que bom que você gostou.


Sat, 29 Jul 2017 19:33:41 -0300

Ótima reflexão. O tempo está sendo visto pela ciência como um conceito ilusório e até desnecessário. Se tiver tempo, leia http://www.physicscentral.com/explore/plus/timeless.cfm

Grande abraço

Ebert

Obrigado e agradeço também a dica.
Dei uma olhada por alto. Vou precisar de mais tempo... como você previu em seu texto.

Outro grande abraço,


Mon, 31 Jul 2017 19:52:09 -0300

Meu caro e querido amigo. Esta sua crônica veio a calhar...kkkk! Entonces, este final de semana, viajei para me reunir com o grupo de formandos da FAUPUCC ..35 anos depois.
Nem tava afins de ir..bicho do mato....massss...pronto vieram me buscar, e, posso lhe dizer; foi muiiiito interessante. Dois dias ...e juntos de  ou muito bem. Bjks saudosas

      sem assinatura

Que bom que você curtiu!


Sun, 6 Aug 2017 13:36:10 -0300

Sensacional o que você escreveu sobre a velocidade eleita pela nova juventude...
digamos.
Concordo totalmente com você. Pois percebo isso na redação do Fantástico todos os dias. Tropeço nessa velocidade a todo momento.
Mas... é assim que acontece atualmente e não vai se alterar, garanto. É o que vejo na moçada ao meu redor. Claro, sou o mais... idoso!
Então.... rapidinho rapidinho... bom domingo com sol de vez em quanto e olhe lá...
RAPIDINHO!

bjo

      sem assinatura

Que bom que você gostou!

Prezo muito a sua opinião.

Obrigado.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457963.12838.1612