desenho de Lu Guidorzi
basta um clique! 

berro - a parte inútil da vaca
Publicação esporádica destinada a perder-se como berro de vaca que, todavia muge, apesar da inutilidade declarada de seu berro.

Jararaca

07/03/02

Um ganido de dor logo chamou a atenção para a cena incomum: uma cobra presa com firmeza entre os dentes do cachorro. Serpente grande, da grossura de um braço de homem, brilhante e que, por certo, trocara de pele há pouco tempo, tal o contraste dos inconfundíveis desenhos que lhe assinalam como jararaca.

Quando chegamos, o cão já a partira em três pedaços e ela o mordera três vezes na coxa direita. Um pedaço do reptil, esmagado, tinha o comprimento da mandíbula do cachorro. Os outros dois, de mais ou menos 60 centímetros, continuaram a se mexer por muito tempo, como se vivo estivessem. A cabeça mordia o ar.

O cão queria voltar à sua presa, sem saber que se tratava, também, de seu algoz. Sua dor e agonia só começariam uns 30 minutos depois.

Diante realidade se via como são falsas e precárias a maioria das cenas dos filmes de horror. A grande mancha de sangue crescia no chão, a medida que escorria a mistura de líquidos. Pedaços pendiam dos dois lados secionados da cobra. Em suas contorções a meia jararaca acabou de barriga para cima a exibir, ali, refeição recente.

Mais tarde, aberta a serpente, foram encontrados um rato e um lagarto - dobrado - explicou a turma improvisada de cirurgiões ofídicos - o lagarto estava dobrado - disseram. Se não me engano um dos bichos ainda se mexia dentro da serpente, o que teria levado à necropsia.

"Maravilhas da Natureza" - era o nome de uma seção de "O Globo", na década de cinqüenta, um quadrado com assinatura Disney e pílulas de curiosidades do mundo animal. De um modo geral, detestamos jararacas, cascavéis, ratos, baratas, lesmas, moscas e mosquitos, entre outros eleitos por nosso ódio ou repugnância. Do mesmo modo, elegemos cachorro, gato, papagaio etc. como companheiros. Mas o juiz está em nós. Na Natureza não há mocinhos e bandidos.

Hoje, passados três dias, o cão está melhor.

|home| |índice das crônicas| |mail| |anteriortem carta... tem carta...

2452340.362