Lembrete

 

Setenta e uma mil, setecentas e setenta e nove pessoas! Um estádio de futebol, mais de meio Maracanã, dos bons tempos. É essa multidão que o U.S. Bureau of the Census calcula como diferença entre pessoas que nasceram e as que morreram, em todo o mundo, entre as 08:21:19 e as 16:33:22 GMT de hoje, isto é, em apenas oito horas doze minutos e três segundos! Como o total estimado às 16:33:22 GMT, 13:33:22 no horário de Brasília, era 5.999.511.211, ou seja, 488.789 a menos do que o redondo e imponente 6.000.000.000, bastam umas continhas para calcular que, neste ritmo, de um Maracanã e meio por dia, os nove zeros surgirão domingo ou segunda-feira, dia 18 ou 19.

A imprecisão se deve ao fato das diferenças entre duas leituras no computador do Censo dos Estados Unidos, indicarem um acréscimo que varia, na minha experiência, entre 2,4634 e 2,3869 pessoas por segundo a mais, no mundo. A média de oito leituras é 2,4456.

Por tudo isso era importante este lembrete hoje, já que nosso próximo encontro pode já ser depois do número mágico. Digo mágico, por que é apenas por ser redondo que ele nos fascina. Apenas por nos dar a ilusão de precisão. A precisão, a exatidão, a perfeição é que deslumbra, porque parece coisa de um deus! Ah, quanta dificuldade em nos aceitar como somos, com nossas limitações e defeitos... mas isso era nossa conversa de ontem...

É impossível saber o momento exato em que a população mundial foi, ou será de exatos seis bilhões de pessoas. Pode até se supor que haja mais de um desses instantes fugazes - com mais de duas pessoas nascendo por segundo, a duração do momento redondo é menor do que meio segundo, nas estatísticas. Na prática, nunca se saberá e pode se imaginar, eu dizia, que, por qualquer motivo, pouco depois de atingido o número redondo, morram mais pessoas do que nascem e o contador real ande por um momento para trás, e depois volte a passar pelos seis bilhões redondinhos, como se as divindades quisessem dar bis, de um espetáculo idiota, mas que encanta os homens, por parecer coisa divina tudo que evoca perfeição...

Por razões óbvias, repito na "dica", ao lado, o link para o contador de gente. Há um outro, não oficial, que já passou pelos seis bilhões há algum tempo, como você pode ver. Ele pode ser colocado em qualquer página:

a imagem se atualiza a cada 30 segundos

Bem, hoje, quis apenas deixar este lembrete, caso você queira se juntar a provável multidão que vai tentar testemunhar o número redondo... Ah! Quase esqueci de mencionar, para quem gosta de coincidências, ser esta a crônica 200.

 

Publicada sexta-feira, 16 de julho de 1999

 

 

|home| |índice das crônicas| |mail| |anterior|

 

 

200