cronista em desenho de Vicente Kubrusly (29-05-78) 

Luar

14/02/14

Hoje é dia de lua cheia. A previsão do tempo, todavia, promete chuva para o final da tarde início da noite por aqui, mas quem se importa? Nas grandes cidades o luar foi ofuscado pela iluminação pública. Aquela parcela ínfima da luz de nossa estrela, refletida pelo solo estéril de nosso satélite, tão evocativa em noites distantes dos centros urbanos e tão cara a cantadores e enamorados, mal se percebe entre postes de luz, letreiros luminosos e iluminados, fachadas e vitrines estonteantes na fúria de conquistar mentes e criar falsas necessidades inadiáveis.

Que importa? Continuamos vida afora centrados em nossos mundinhos, cada indivíduo vendo-se centro de um universo infinito, de seu ponto de vista, ocupado com afazeres cruciais sob sua ótica, como essas formigas em carreiras intermináveis a transportar fragmentos de folhas para seu formigueiro. Para elas, aliás, o luar deve ter pouquíssima significação, pois trabalham dia ou noite dependendo muito pouco da visão.

Seguimos, como as formigas, em um mundo erigido por nossa faina infindável cada vez mais oprimidos, cada vez mais pressionados e cada vez menos capazes de fruir a beleza deste planeta e seu satélite singular, único a propiciar condições para esta manifestação sublime, a vida!

Uma pomba-verdadeira, ave grande, tem andado por aqui sozinha. Tenta se equilibrar nos ramos mais finos, que se vergam sob seu peso a obrigando usar as asas para perscrutar entre as folhas mais novas o que busca e eu ignoro. De tempos em tempos, perde o equilíbrio e precisa bater asas com vigor e retumbância. Continua lá, sem companheiro ou companheira, no galho da jabuticabeira, arrumando com o bico suas penas.

O lento desfile de nuvens, de oeste para leste, ascende e apaga um facho de sol. Passam uma borboleta e outros pequenos insetos voadores.

A oposição Sol-Lua será às 23h54 UTC

Fri, 14 Feb 2014 14:56:00 -0200

Querido Clode

Bela crônica! Gostaria de ter uma foto de Lua cheia para lhe enviar, mas como vc mesmo diz "Nas grandes cidades o luar foi ofuscado pela iluminação pública".
Logo que ela aparece, no alto da ladeira de minha rua a lua aparece enorme! Quem sabe consigo tirar uma foto hoje à noite.

Beijos da Vera

Sim, sempre que vemos a lua com outras referências em nosso campo visual ela nos parece maior. Creio que as nuvens não permitirão a fotografia hoje.


Fri, 14 Feb 2014 16:07:14 -0200

Queremos chuva
Queremos chuva
Queremos chuva
Queremos chuva
Queremos chuva
Queremos chuva
Queremos chuva
Queremos chuva
Queremos chuva
Queremos chuva

      sem assinatura

Inútil querer, bruto querer, diria o outro baiano.
Continuamos aqui a espera das águas.


Sun, 16 Feb 2014 15:52:50 -0800

Lindo! Adoro a lua cheia! Depois deste calorão veio a chuva e trouxe o frescor e alegria do verde das plantas!
Feliz aqui com o ar mais limpo, não vejo a lua, mas sei que ela continua lá!
Beijos
MH

Por aqui, também, a pudica lua não apareceu. Por aqui, também, o verde bebe, sedento, a chuva que choveu.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2454355.57363.1207