misoginia: desprezo, aversão ou ódio às mulheres. a definição do dicionário define a palavra, é pouco. o que tenho chamado de misoginia, em mim, em verdade sempre existiu e, ao olhar baço dos anos, se tornou mais claro. aliás, diria que existe em todo homem.

seria um prolongamento do Clube do Bolinha, onde todos nós, meninos, brincamos um dia. um espaço psicológico e 'inapropriado' para mulher, o equivalente do afamado banheiro feminino, que também se projeta no mundo real e no psicológico.

enfim, por mais que se proclame a igualdade dos sexos não é possível haver total congruência dos universos feminino e masculino. como fazer um homem dedicar horas de seu dia a cuidar de cabelos, de outros pêlos, de unhas, pálpebras, pele etc.? imagine-se um homem passar o dia metido em sapatos que desafiam a anatomia e as leis mais simples do equilíbrio. e o tempo dedicado a resolver o desafio de um espelho e de guarda-roupa aberto?

os universos não são congruentes
os universos não são congruentes        

não, os universos só são congruentes em parte, mas têm zonas exclusivas, é óbvio. talvez as mulheres apareçam mais, agora. talvez se empenhem em se mostrar capazes em territórios, antes, exclusivamente masculinos. talvez eu esteja menos tolerante... de todo modo me percebo ao mesmo tempo misógino e filógino.

filógino [De fil(o)-2 + -gino.] Adj. S. m. 1.Que ou aquele que tem inclinação pelas mulheres.
2.Que ou aquele que é apaixonado por mulheres. [Antôn.: misógino.] - do Aurélio

       voltar

|home| |mail| |crônicas|