cronista em desenho de Vicente Kubrusly (29-05-78) 

O espelho negro

12/11/18

Um amigo indica uma série britânica de televisão, Black Mirror, de 2011. Gosto bastante do primeiro episódio, porém intriga-me sobretudo o nome da série, Espelho Negro e começo a imaginar sua provável origem... Ao pegar o telefone esperto vejo-me nele refletido - um espelho negro! Nigérrimo e polido como vidro, a refletir meu rosto "através" de um forte filtro de densidade neutra. Voilà! Tenho em mãos o objeto que, provavelmente, originou o nome da série, atualmente, da Netflix.

Uma rápida busca na Wikipédia confirma minha suspeição: seu criador, Charlie Brooker, é explícito: 'O "espelho negro" da abertura é o espelho que você encontrará em cada parede, em cada mesa, na palma de cada mão: a tela fria e brilhante de uma TV, de um monitor, de um smartphone.' Esqueço, então, a série e atenho-me ao espelho negro, intrigante em si, como objeto e tecnologia. Teriam as coisas se encadeado conforme as descrevi aqui? Acho que não, talvez o intrigar-me com o tal espelho preto, com a tela apagada do telefone esperto, seja anterior à série.

Quem nunca se pegou a contemplar o próprio reflexo esmaecido na superfície escura e reflexiva da maravilha do século? Em uma sociedade indiscutivelmente narcisista, o aparelho multifuncional engloba mais esta "utilidade" ao se tornar espelho, ainda que reflita uma imagem débil e obscurecida do dono e do mundo a seu redor.

O espelho negro - imagem da internet
O espelho negro - imagem da internet

Vejo meu rosto refletido (em qualquer espelho) no dobro da distância entre meus olhos e a superfície refletora. Se mantiver o aparelho espelho na mesma posição e me fotografar, resultará um rosto diferente daquele refletido. O ponto de vista mais distante (do reflexo) realçará a parte de trás, orelhas, enquanto o ponto de vista mais perto (do retrato) aumentará o primeiro plano, nariz. A tecnologia muda, mas a perspectiva permanece.

Mon, 12 Nov 2018 16:32:35 -0800 (PST)

A tecnologia muda, mas a perspectiva permanece.

hahaha
pelo menos alguma coisa permanece!

      sem assinatura

Pois é, nesse mundo maluco que temos visto...


Tue, 13 Nov 2018 10:52:05 -0200

Hermano, afinal... o filme é bom, você recomenda? . Depois depois de muito ensaiar estamos ensaiando no Nertflite... Mas afinal: o tal Filme do espelho bom bom ou não é?

      sem assinatura

Não gosto de séries.

Assisti, como disse, ao primeiro episódio da primeira temporada e gostei... e não, GOSTEI!

Ontem consegui assistir um outro, indicado especificamente: São Junipero.

Eu não recomendaria.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458435.01234.1814