O nome da flor

23/01/12

Andava pelas redondezas quando me ocorreu este título e, é óbvio, com ele me veio a lembrança do romance de Umberto Eco, depois transformado em filme, com que presenteei muita gente nos anos oitenta, 'O Nome da Rosa'. Todavia, aqui, não se trata de uma rosa, mas da flor anônima até outro dia.

Uma leitora prestativa logo se ofereceu para tentar descobrir a identidade da planta que florira por descuido em meu jardim. Tentou e achou a resposta: uma begônia, uma entre mais de novecentas e, sendo assim, ela especificou com uma reprodução de um livro, sem deixar espaço para dúvida: a foto provava ser a mesma a planta que vive aqui.

detalhe reduzido da foto enviada pela leitora
detalhe reduzido da foto enviada pela leitora

Há menos de uma semana, se exaltava aqui a flor anônima e a beleza de seu anonimato; a importância de se poder entrar em contato direto com uma coisa ou pessoa e, não, com a ideia que se tem de uma ou de outra, traduzida por um nome.

Hoje, mostro o documento de identidade da planta pondo por água abaixo a loa da ausência de nome. É o fluxo da vida sempre a nos convidar a rever, confirmar ou negar o que ontem parecia tão inquestionável. Se, por um lado, a palavra pode ser obstáculo no caminho da compreensão, por outro, o saber o pode iluminar.

A begônia-folha-de-mamona, como informa o livro fotografado por minha amiga, além de leitora - ela me falou o nome do livro e do autor, mas não os guardei - trouxe lembranças de tempos muito remotos, quando invadíamos terrenos baldios para pegar talos ocos das folhas de mamona para fazer zarabatanas. Tempos idos de muito, sem nenhum dos sucessores da 'maquininha de fazer doido' nos atuais arsenais de entretenimento, quando soprar bolinhas pelos talos de mamona divertia, e muito.

Que lindas as flores cor-de-rosa da begônia-folha-de-mamona! Pendões que se desdobram em ramificações pendentes quase como candelabros.

Mon, Jan 23, 2012 at 7:56 AM

O livro é:
 "Plantas ornamentais no Brasil - arbustivas, herbáceas e trepadeiras",
de Harri Lorenzi e Hermes Moreira de Souza,
do Instituto Plantarum.

bj
Aida

Obrigado. Muito eficiente e rápido seu 'serviço de identificação vegetal'. Valeu.


Mon, Jan 23, 2012 at 10:56 AM

Olá Clode

imagem enviada pela autora

Fim do mistério e do anonimato: sua flor é uma begônia!

Beijos da Vera

Que linda sua begônia!


Tue, Jan 24, 2012 at 8:26 PM

Linda sua ex Flor Anônima!
Preferia que continuasse no anonimato.
bjo,Brte

Este encanto com a situação de ser sem nome me levou à crônica, mas a vida é assim mesmo: as coisas são como são, ainda que as preferíssemos diferentes.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2455949.62601.1131