Já houve um slogan aqui, foi banido.

Os anéis multicor

03/08/16

Aberta a temporada de caça ao turista!

Se morasse ainda na verdejante Vila Diva, cercado de pios, cri-cris e bichos outros; plantas vorazes a se apossarem de cada fresta, cada arrimo, inclusive casa adentro e, inevitavelmente, distante do Atlântico, mal ouviria falar do que hoje testemunho na calçada à beira-mar desse bairro peculiar.

As sirenes propiciam o caos sonoro com muitas e estrepitantes vozes. Militares em diferentes fantasias se misturam a homens aptos a permanecer imóveis como estátuas na busca de uns trocados. As conversas em português são tantas quanto em múltiplos idiomas, uns reconhecíveis outros, não. O amontoado de "voluntários" com vestimentas coloridas e enormes crachás vai e vem misturado a trabalhadores que arrematam ligações elétricas, remendam pisos e mais reparos de última hora.

Profissionais estrangeiros filmam, fotografam, entrevistam e tomam anotações em meio a turistas - alguns, quiçá, atletas prestes a competir! - e para amplificar a situação caótica, uma multidão de camelôs procura vender seus produtos ou serviços numa evocação da Babel.

Na acirrada disputa por eventuais clientes com bolsos ou bolsas onde moedas valiosas tilintam, não se veem em plena tarde as prostitutas apregoadas por jornal estrangeiro, mas outro enxame disputa o viajante atraído pelos jogos dos cinco círculos. De diferentes formas, mais discretas, mais agressivas tudo é ofertado ao transeunte meio atordoado nas largas calçadas repletas da "Princesinha do Mar".

Na areia defronte ao Copacabana Palace, ergueram-se com tirantes da aço os cinco anéis entrelaçados tendo uns três metros de altura, mais ou menos. Desde então, sempre alguém está a posar na frente do "monumento". Ontem, umas vinte ou trinta pessoas esperavam em fila para ter sua vez diante dos anéis do Barão de Coubertin...

Wed, 3 Aug 2016 10:22:55 -0700 (PDT)

Clode,
nem acredito q vc tem Dick Farney!!! na croniquim, mas dever se a tal princesinha do mar :)

Barao de Coubertin, em frances e tudo!
muito chique
bjs

      sem assinatura

Você não ouviu? Provavelmente por causa da conexão...
Sim, Dick Farney cantando a "princesinha do mar"...
A página do barão em português é muito pobre, por isto optei pela de seu país.

Obrigado.


Thu, 4 Aug 2016 10:41:16 -0300

Gostoso ouvir Dick Farney!
Obrigada
Bjs
Ana

Também gostei.
E o acaso me levou a esta velha interpretação.
Um assunto puxa outro e um link o seguinte.


Thu, 4 Aug 2016 11:49:40 -0300

M A R A V I L H A! ! ! ! ! ! ! !
Você é gênio. Não precisamos ler mais nada nada nada sobre a Olimpíada, você disse tudo! Tudo o que repórter algum tem habilidade pra dizer, quanto mais, descrever (dom de poucos que você domina como pouquíssimos).
Manda mais, repórter?
Beijos,
Mima

Obrigado.
Tentarei observar...


Thu, 4 Aug 2016 18:10:49 -0300

Dick Farney?
Que boa lembrança... Acho que estive com ele uma vez ou outra.
Mas faz muuuuuuito tempo.


Atualmente... imagino, a Copacabana é muito bem outra, terra dos turistas e vítimas, imagino. Mas segue bonita...

Sim, a Copacabana de todos os dias é outra daquele de nossas infâncias e esta, por estes dias de Olimpíada, mais diferente ainda.

Amanhã talvez volte a falar um pouco dessa terra de turistas e vítimas, como disseste.

As pedras cariocas são enormes, dificilmente o Rio deixará de ser bonito...

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457604.12878.1455