Pequetito

28/01/19

O pequeno inseto, alado, caminha na tela do computador. Talvez uma formiga ou uma pequenina vespa. Busco uma lupa para averiguar. Sem considerar as asas, que ultrapassam um pouco o fim do corpo, mede nove pixels. Se for uma formiga, com asas, pode ser uma rainha em busca de uma fresta para pôr seus ovos e inaugurar um novo formigueiro. Não a encontrará na superfície lisa do vidro. Às vezes, para no limite entre duas áreas contrastantes da tela, mas não acredito que seus precários olhos - as formigas são quase cegas - perceba a fonteira criada pelo claro-escuro das imagens do computador.

Distraio-me entre texto e teclado - não sou datilógrafo, e preciso olhar para as teclas - e, ao procurar o minúsculo hexápode (seria mesmo um himenóptero?), constato que sumiu. Deve ter usado suas asas para procurar uma boa fresta em outra parte. Não rio dele. Por séculos a humanidade "acreditou" em uma Terra plana e, dizem-me, há ainda quem seja desta opinião... É possível, para crer basta acreditar. Certamente o inseto não cogita ser uma esfera a tela do computador. Cogitar é demasiado humano.

Olho a tela e vejo a pequena criatura de volta. Chega voando e nela pousa novamente. Parece estar mais agitada e, após alguns ir e vir, alça voo. Um minuto depois, aterriza paralelo a um "i" e a manobra se repete até ínfima criatura desaparecer mais uma vez.

Desligo o computador. Talvez a luminosidade da tela com sua coloração especial tenha atraído o pequeno ser. A vida, por menor que seja, traz sempre um toque de encantamento. Naquela minúscula estrutura de um ou dois pixels de largura funcionam o sistema circulatório, o sistema respiratório, o sistema digestivo, o sistema neurológico, o sistema muscular para mover suas seis patas e quatro asas (se não for um díptero!) e tudo mais preciso para viver!


hexápode Datação: 1858 Ortoépia: z, cs ou gz

• adjetivo de dois gêneros
1 que tem seis pés
2 relativo aos hexápodes

• substantivo masculino
Rubrica: entomologia.
3 espécime dos hexápodes

- hexápodes
• substantivo masculino plural
Rubrica: entomologia.
4 ver INSETOS volta

himenóptero Datação: 1793

• adjetivo
1 relativo aos himenópteros

• substantivo masculino
Rubrica: entomologia.
2 espécime dos himenópteros

- himenópteros
• substantivo masculino plural
Rubrica: entomologia.
3 ordem de insetos holometábolos, com cerca de 130.000 spp. descritas, que reúne as conhecidas formigas, vespas e abelhas; os adultos são mandibulados, com quatro asas membranosas, sendo as posteriores tipicamente guarnecidas de ganchos [Diversas spp. são predadoras ou parasitas de insetos nocivos à agricultura.] volta

díptero Datação: 1836

• substantivo masculino
1 Rubrica: entomologia.
espécime dos dípteros

- dípteros
• substantivo masculino plural
Rubrica: entomologia.
2 ordem de insetos holometabólicos, com cerca de 150.000 spp., de ampla dispersão no mundo, vulgarm. conhecidos por moscas, mosquitos e mutucas; distinguem-se dos demais insetos, por terem apenas o par de asas correspondentes às anteriores, e as posteriores transformadas em estruturas denominadas balancins, que funcionam como órgão de equilíbrio volta

Mon, 28 Jan 2019 12:35:22 -0200

Oi, Clôde

Bonitinha! (diminutivo por causa do tamanho do bichinho...

Formiga é HYMENOPTERA FORMICIDAE. A saúva (que estudei para o meu doutorado)
tem o nome pomposo de Atta sexdens rubropilosa Forel 1908 (HYMENOPTERA FORMICIDAE)
(Forel é o nome do pesquisador quer a denominou).

Com seis pernas, o seu bichinho pode ser formiga, sim...Com oito seria aranha....

Bjs
Ana

Oi, Ana.

Bonitinha também pela falta de inspiração. Há uma semana, exatamente, saia a crônica anterior... Que fazer, são ciclos internos e imprevisíveis...

Obrigado pela aula.


Mon, 28 Jan 2019 15:59:27 -0200

Salve salve, querido hermano... Mais um a vez fui surpreendido pela sua infinita inteligência... E isso tem se repetido cada vez mais. Agora foi demais, você resolveu fazer uma aula sobre o dia de uma simples mosquinha. Você é mesmo um espanto...
E pelo andar da carruagem... quem sabe um dia eu volte a escrever, né?

      sem assinatura

É claro que voltarás a escrever. (Ainda bem que é esse o andar da carruagem!)

Sou fascinado com a Vida. Seja o minúsculo inseto atraído pela tela do computador, seja a jabuticabeira a cobrir-se com milhares de deliciosas jabuticabas ou com suas perfumadíssimas flores.


Mon, 28 Jan 2019 10:11:45 -0800 (PST)

A vida, por menor que seja, traz sempre um toque de encantamento.

concordo
acho q isso e mais presente pra quem ou mora ou ja morou no campo, ou fora das cidades grandes, onde a viva e tao presente

Qdo vi o titulo, antes de abrir o email me lembrei do "Pequetito", lembra?
a filha, Leda ... iam la em casa de vez em qdo
era primo (?) da mamae?

      sem assinatura

Lembro do nome, não da pessoa. Sei que era um dos parentes "de Friburgo", da turma da Liloca e outros cujo nome já não lembro mais.

Temos lembranças de épocas diferentes de "lá em casa". Não me lembro de Leda que não fosse uma empregada... Não sei os parentescos, sempre me perco com essas relações.


Fri, 01 Feb 2019 22:16:37 -0200

Só mesmo você pra tirar poesia de um bicho minúsculo.
Pensei que ia falar do Pequetito, da família da mamãe, acho que primo dela. Eles lá tinham uns apelidos assim Liloca, Pequetito e outros dos quais me esqueci.

      sem assinatura

De Pequetito, parente, só ouvi falar. Pelo menos não me lembro de tê-lo conhecido.

A vida é maravilhosa independente do tamanho do ser vivo. Até os vírus são fascinantes. (Vírus é ser vivo?)

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458512.07105.1850