'Meu primeiro desenho' by  Anucha [1991]

Ponta-cabeça

15/04/19

Pelo velho e bom correio eletrônico (lembra, do tempo em que mal sabíamos como pronunciar e-mail ou se, em português, seria mais apropriado falar de carta ou correspondência eletrônica?) chegou-me a indicação (ou dica, para aqueles que preferem a redução) resumida em uma única frase pelo remetente: "creio que isto será do seu interesse", disse ele, e seguia-se um link, elemento crucial no desbravamento desse novo mundo de realidades quase neurais a interconectar pessoas e fatos e ideias e muito mais, sendo alguns "fatos" mentiras deliberadas.

Era, de fato, do interesse de quem, a cada início de estação, saúda os amigos pela efeméride. Os recursos cada vez mais sofisticados de computação e da internet possibilitaram a elaboração de um modelo "manuseável" de nosso planeta em órbita do Sol. Ah, sim, esqueci de mencionar: recebi a sugestão de um professor de Matemática, mas o fato praticamente transparece após qualquer navegação a partir do link recebido e omitido, por enquanto, apenas para aumentar na leitora ou leitor uma certa expectativa, como fazem os grandes mestres do suspense.

Deleite-se com toda matemática embutida nessa página. Manipule a Terra arrastando-a pelo pequeno círculo sobre sua órbita. Você verá o eixo de rotação deslocar-se sempre paralelo a si mesmo. Altere a seu gosto a perspectiva da órbita, referenciada aos eixos dos equinócios e dos solstícios. Enfim, brinque com o brinquedinho tecnológico desenvolvido por Humberto José Bortolossi.

Por vício antigo, imaginamos o hemisfério norte em cima, mas no espaço não existe em baixo ou em cima. Não existe um ponto de vista preferencial em relação ao corpo do observador (humano). Vi, uma única vez em minha vida, um mapa-múndi encimado pela Patagônia e pela Austrália. Poderia ser esta a convenção adotada, mas não foi.

Nossa reação quase automática é de achar que está de ponta-cabeça...
Nossa reação quase automática é de achar que está de ponta-cabeça...

Mon, 15 Apr 2019 22:44:04 -0300

Nossa, que maluquince esse desenho rodante, ra ra ra ra!!!
Acho estranhíssima a expressão ponta cabeça. Sempre achei que só paulista usa. Pra mim, faz muito mais sentido dizer “de cabeça pora baixo”.

      sem assinatura

Outro dia você pediu a explicação sobre as estações, lembra? É isto que essa maluquice explica. Eu usei ponta-cabeça, com hífen, de propósito. Também me parecia ser uma expressão paulista, mas o Houaiss, pelo menos, não aponta o regionalismo. Também me soa melhor de cabeça para baixo, mas achei que ponta-cabeça combinava mais com o mapa de cabeça para baixo.


Tue, 16 Apr 2019 08:20:21 -0300

Obrigado.

Humberto José Bortolossi foi meu colega no Instituto de Matemática da PUC/RJ, eu no Mestrado, ele no Doutorado. Aluno brilhante, excelente pessoa, hoje é professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense.

Abraços.

G.

Obrigado eu, pela valiosa dica.


Thu, 18 Apr 2019 10:01:06 -0300

Oi, Clôde

Que barato!!!
Bjs
Ana

Que bom que você gostou!


Tue, 23 Apr 2019 13:05:08 -0300

                                                            Muito interessante! Valeu!!

                                                            Agradeço ,bj Brte

Obrigado.

Também acho fascinante esse tema.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2458589.30118.1894